Estado

Governo do Tocantins apresenta Projeto Foco no Fogo em Conferência Internacional em Portugal

Published

on

O Projeto Foco no Fogo, realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com diversas instituições parceiras, será apresentado durante a 8ª Conferência Internacional do Fogo  (IWFC), a ser realizada na cidade de Porto, em Portugal,  nos dias 22 e 23 de maio. Promovido pelo Comitê Internacional de Ligação (ILC), o evento visa fomentar o intercâmbio de conhecimento e a cooperação internacional no manejo de queimas florestais.

O encontro terá a participação de gestores, autoridades, técnicos, pesquisadores e brigadistas e conta com atividades como o debate e a divulgação de trabalhos sobre os impactos do fogo em comunidades. Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, a participação do Tocantins em um evento deste nível, no qual estarão reunidos instituições governamentais e empresariais do mundo todo para discutir e apresentar soluções e novas tecnologias no combate aos incêndios florestais, representa um ganho muito grande para o Estado.

“O Governo do Tocantins está empenhado em realizar uma melhor gestão no combate e prevenção aos incêndios florestais, reforçado pelos compromissos internacionais, e desta forma, vamos ter a oportunidade de ver como os países tem se comportado em relação ao controle e combate aos incêndios florestais,  e trazer novas técnicas para serem replicadas aqui no Tocantins””, afirma o secretário.

Foco no Fogo

O Projeto Foco no Fogo,  lançado em 2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde da população.

A secretária executiva da Semarh, Karynne Sotero, destaca que o projeto contribuiu com a etapa das ações de prevenção do Comitê do Fogo do Tocantins, alcançando mais de 12 mil pessoas, nas visitas a cerca de 4 mil propriedades rurais, em 43 municípios. “Teremos a oportunidade de aprimorar as ações ainda mais baseado nas experiências exitosas de outros países que estarão participando do evento, além de poder mostrar para o mundo todo este importante projeto de educação e prevenção do fogo que se tornou referência no país”, afirmou.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, ressalta que a participação  do Tocantins no IWFC é  muito importante porque o Estado terá a oportunidade de conhecer o que os outros países estão desenvolvendo na área de educação ambiental preventiva para reforçar ainda mais as ações.

Mais Lidas

Sair da versão mobile