Cidades

Vereador de Lagoa da Confusão propõe lei para a instalação de detectores de metais em escolas municipais

Publicado há

em

O Projeto de lei nº 003/2023 do Vereador Napoleão Dionísio, de Lagoa da Confusão, Sudoeste do Tocantins, prevê a obrigatoriedade de instalação de detectores de metais nas escolas municipais. A iniciativa do vereador surge após a preocupação com a segurança das escolas e a possibilidade de entrada de pessoas não autorizadas.

O projeto também visa prevenir possíveis atos de violência. A lei, caso aprovada, exigirá que todas as pessoas que tenham acesso à escola passem pelo detector de metais, incluindo alunos, professores, funcionários e visitantes. Caso seja encontrada a presença de algum metal, o profissional qualificado poderá averiguar visualmente.

Para o vereador Napoleão Dionísio, a segurança dos alunos, professores e funcionários é uma prioridade que deve ser tratada com seriedade. “Temos o dever de cuidar das nossas escolas e oferecer o melhor para toda a sociedade. Com a instalação dos detectores de metais, as escolas estarão mais seguras e os pais poderão ficar mais tranquilos”, afirmou.

Vereador diz que medida pode ajudar na segurança das escolas

Além da implantação de detectores de metais, o projeto de lei propõe a realização de treinamentos para os funcionários, com a finalidade de promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.

Para colocar a proposta em prática, as escolas terão até 180 dias a partir do início do ano letivo para se adequar. O projeto de lei ainda passará pelas comissões de constituição e justiça e de orçamento da câmara antes de ser votado pelo plenário.

O vereador convidou a participação da população em uma audiência pública para discutir a proposta e ouvir sugestões de pais, secretários de segurança e educação, Polícia Militar, entre outras pessoas interessadas na segurança das escolas de Lagoa da Confusão. “Estamos abertos ao diálogo e queremos ouvir todos para tomarmos as melhores decisões em prol da segurança das nossas escolas”, finalizou o vereador Napoleão Dionísio.

Mais Lidas

Sair da versão mobile