Gurupi
Maio Amarelo: conscientização no trânsito é fundamental para evitar acidentes, representantes políticos estão preocupados com números em Gurupi
Vereador Colemar da Saborelle tem requerimentos para tentar mudar a realidade do trânsito em Gurupi.
O objetivo da campanha “Maio Amarelo” é alertar sobre os riscos de acidentes e estimular a adoção de comportamentos seguros por parte de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas. O presidente da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Gurupi, Romildo Santos, comentou que o tema da campanha visa chamar a responsabilidade do trânsito para cada um e que todos os órgãos devem se unir para buscar soluções para conter a violência no trânsito. Na terça-feira, dia 9 de maio, o Plenário da Câmara Municipal de Gurupi sediou o lançamento da Campanha Estadual Maio Amarelo, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Na cidade, os números de acidentes com vítimas são alarmantes. Em 2022, foram registrados 410 ocorrências, sendo 17 com mortes e 401 sem feridos. Já no primeiro bimestre deste ano, 64 pessoas ficaram feridas e houve dois óbitos em decorrência de acidentes. Os dados são da polícia militar de Gurupi (4BPM).
Para tentar mudar essa realidade, o vereador Colemar da Saborelle apresentou dois requerimentos. Um deles sugere uma campanha de conscientização para motoristas e motociclistas. “Precisamos sensibilizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, sinalizar adequadamente as vias, além de praticar a gentileza e a paciência no trânsito”, afirmou.
O outro requerimento pede a sinalização em bairros onde ocorrem com frequência acidentes de trânsito. “É importante que haja uma reavaliação dos trechos críticos da cidade e a adequação da sinalização”, destacou o vereador.
Ações como essa são fundamentais para mudar a realidade do trânsito em Gurupi e em todo o país. É preciso que todos façam a sua parte e colaborem para a construção de um trânsito mais seguro para todos.