Gurupi
Rachaduras na estrutura da Escola Municipal Odair Lúcio em Gurupi preocupam pais e servidores
A Escola Municipal Odair Lúcio, está enfrentando uma preocupante degradação na estrutura, fotos mostram rachaduras evidentes em diversas partes. Pais e responsáveis pelos alunos matriculados na instituição estão extremamente preocupados com a segurança dos filhos, temendo um possível desabamento.
Alguns pais, que preferiram manter o anonimato, relataram à nossa equipe de reportagem que o problema das rachaduras vem se arrastando por algum tempo. Segundo eles, Vistorias foram realizadas por engenheiros vinculados à Secretaria de Educação do município, com o objetivo de avaliar a situação das rachaduras. No entanto, até o momento, medidas efetivas para solucionar o problema não foram adotadas.
A Escola Municipal Odair Lúcio é composta por dois andares, o que aumenta ainda mais a preocupação dos pais e dos servidores. A instituição atende cerca de 400 alunos em três turnos, além de oferecer a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nós entramos em contato com a Defesa Civil Estadual, representada pelo Corpo de Bombeiros, que afirmou não ter conhecimento do caso. Essa falta de ciência das autoridades responsáveis pela segurança pública preocupa ainda mais os pais e causa indignação na comunidade escolar.
Uma mãe, que preferiu não se identificar, expressou a angústia: “Veja só. A Escola Municipal Odair Lúcio está condenada a cair, de acordo com engenheiros. Acho tão grave que alunos e servidores continuem trabalhando e estudando debaixo de uma estrutura condenada a desabar. O secretário da Educação e sua equipe estiveram na escola. Ele está ciente da situação. Disseram que começariam uma reforma em 15 de junho, mas a estrutura não suporta uma reforma, e sim a construção de um novo prédio.”
Outra mãe de aluno, também preocupada, decidiu ficar no anonimato e declarou: “Estamos preocupados com nossos filhos. É um grito de socorro, precisamos de ajuda.”
Os pais e servidores cobram que as autoridades competentes tomem medidas imediatas para garantir a segurança dos estudantes e dos profissionais que atuam na Escola Municipal Odair Lúcio. É preciso que sejam realizadas avaliações técnicas mais aprofundadas, com a participação de engenheiros especializados em estruturas prediais, a fim de determinar a gravidade do problema e tomar as devidas providências para solucioná-lo.
Nota de esclarecimento
A unidade escolar citada na reportagem tem passado por manutenções, realizadas por uma empresa licitada, adequando questões estruturais.
Sobre a situação citada na reportagem, a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação, atendendo ao anseio da comunidade escolar, solicitou a uma equipe de engenheiros, para vistoriar e emitir um laudo técnico, diagnosticando toda a situação predial da escola. No prazo de uma semana, esse laudo apontará qual o caminho assertivo a ser tomada.
A Secretaria Municipal da Educação tem averiguado e acompanhado de perto toda a situação, para garantir e resguardar a segurança e integridade física dos alunos e servidores. E, ressalta, que a escola deve passar por obras de manutenção e reforma completa.