Política

Projeto de lei do vereador Colemar da Saborelle institui “Junho Violeta” para combater a violência contra a pessoa idosa em Gurupi

Published

on

O vereador Colemar da Saborelle, elaborou um projeto de lei que busca instituir o mês de junho como o mês Junho Violeta, com o objetivo de promover a conscientização, enfrentamento e prevenção da violência contra a pessoa idosa.

Dados do Disque 100, linha telefônica disponibilizada para denúncias sobre violações de direitos humanos e apresentados no Relatório de 2019 do Disque Direitos Humanos, elaborado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, indicam que, em 2019, houve um aumento de 30% de denúncias relativas a atitudes violentas contra a pessoa idosa.

Com o envelhecimento populacional acelerado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística prevê que, em 2060, 25% da população brasileira terá mais de 60 anos. Diante desse cenário, se torna ainda mais importante ações e políticas que combatam a violência contra os idosos.

No mês de junho, segundo o projeto de lei, poderão ser intensificadas ações setoriais e intersetoriais, em parceria com as secretarias e órgãos competentes, para conscientizar a população e prevenir atitudes violentas.

O vereador Colemar da Saborelle destaca a importância da iniciativa: “O mês Junho Violeta é uma oportunidade para que possamos trabalhar na conscientização da sociedade quanto à necessidade de valorizar e respeitar nossos idosos, tão importantes para a construção histórica e cultural do nosso país”.

O projeto deve passar por votação na Câmara Municipal de Gurupi e, em caso de aprovação, será encaminhado para sanção do prefeito da cidade.

Mais Lidas

Sair da versão mobile