Cidades
Reunião técnica com Adapec e Ruraltins apresenta detalhes dos Econúcleos da DPE-TO
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) se reuniram nessa quarta-feira, 28, para que os órgãos estaduais conhecessem mais detalhes do projeto dos Núcleos Ecológicos da Instituição, os Econúcleos.
Os representantes da Adapec e do Ruraltins foram recebidos na sede do Anexo I da DPE, pela diretora de Administração, Jayra Reis, pela diretora Jurídica, Naymara Coelho, pela Coordenadoria de Manutenção e Serviços, representada pelas(os) servidoras(os) Thiago Rodrigues e Tatyana Abrahão, pelas arquitetas Luciana Campos e Odisseia Aguiar e pelo engenheiro civil Vinicius Araújo.
Participaram do encontro a diretoria de Administração e Finanças da Adapec, Ayla Dias Gomes Batista, o gerente-geral de Administração do Ruraltins, Pedro Henrique Alves e o engenheiro civil do Ruraltins Vinícius de Melo Lima.
Econúcleos
Os Econúcleos serão um marco na construção civil por preverem obras de baixo impacto ambiental e por representarem economia de recursos públicos desde a implantação até a manutenção de cada unidade.
As unidades de atendimento da Defensoria Pública são construídas com material metálico, estilo contêneires, com fachada moderna e ambientes internos adequados e confortáveis para quem trabalha e para quem busca atendimento na Defensoria Pública. Todos os Núcleos Ecológicos terão placas solares para geração de energia.
Sedes próprias
O Tocantins terá, no total, 11 Econúcleos como sedes próprias da DPE-TO. Um projeto inovador que se tornou realidade com o apoio de Prefeituras e Câmaras Municipais e pela parceria com a bancada federal do Tocantins em 2021/2022, que destinou emendas que somam cerca de R$ 5,7 milhões destinadas, naquele ano, pelas deputadas Dulce Miranda e Professora Dorinha; pelos deputados Tiago Dimas, Eli Borges, Osires Damaso e Vicentinho Junior; e pelo senador Eduardo Gomes.
Além de Colméia, inaugurado no dia 2 de junho último, e Natividade, cujo Econúcleo foi inaugurado no dia 5 de maio último, as outras sedes próprias e sustentáveis da Defensoria Pública serão instaladas em Augustinópolis, Ananás, Wanderlândia, Araguacema, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Formoso do Araguaia, Taguatinga e Arraias.