Cidades

Corpo de Bombeiros Militar promove segurança aos banhistas com Operação Praia 2023

Published

on

Cerca de 50 bombeiros militares atuaram nas principais praias do Tocantins, neste final de semana. A escala de trabalho promove segurança e tranquilidade a banhistas e comerciantes com a Operação Praia 2023.

Contemplado com as duas principais bacias hidrográficas do país, Araguaia e Tocantins, o Estado conta também com centenas de rios, formando belas e convidativas áreas de lazer. Entretanto, são as praias oficiais que atraem mais banhistas e turistas de várias partes, levando o Corpo de Bombeiros Militar a priorizar essas localidades com maior volume de militares aos finais de semanas.

Em Palmas, as praias contam com socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO), atentos ao movimento nas águas a todo instante. A dica é que os cidadãos adotem atitudes seguras, priorizando a curta distância em relação às crianças, não nadar em locais profundos e com correntezas, bem como não ir para a água após ingerir bebidas alcoólicas.

Todas as praias oficiais são sinalizadas e contam com bombeiros militares ou com guarda-vidas civis formados pelo CBMTO.

As medidas adotadas pelo Corpo de Bombeiros Militar são elogiadas pelos que frequentam os locais e por quem atua nos negócios. Um exemplo é Cardosino Ramos dos Santos, o Capixaba, dono de um restaurante na Praia do Caju.

“Sou comerciante aqui há 18 anos e sempre tivemos apoio do Corpo de Bombeiros por aqui, que dá mais segurança para a população. É muito importante para nós esse trabalho, assim a família traz as crianças e todos se sentem mais tranquilos”, afirmou.

A Praia do Caju é uma das mais movimentadas da Capital, com acesso pela NS-15 e pela LO-19. Ela está localizada ao lado da Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, da Marinha do Brasil. Uma de suas características é a água esverdeada, com a correnteza do Rio Taquaruçu Grande, que desemboca no Lago de Palmas. A área de banho é de cerca de dois metros de profundidade.

A cerca de 3 km dali, no sentido norte, está a Praia do Prata. É a que mais atrai os banhistas e o acesso também pode ser pelas avenidas NS-15 e LO-19. A localidade conta com uma Base de Apoio da Companhia Independente de Busca e Salvamento (Cibs), além de bombeiros militares cumprindo escala nos finais de semanas.

A advogada Ludmila Jovelli, residente em Colinas do Tocantins, veio passar o final de semana na Capital, e também elogiou a presença dos bombeiros militares.

“A sensação de segurança é muito boa, porque o Corpo de Bombeiros está presente. E a gente que tem criança, dá preferência a esses lugares, pois estamos de olho nelas e os bombeiros também estão sempre com esse olhar protetor”, concluiu Ludmila.

Mais Lidas

Sair da versão mobile