Política

Projeto de Lei “Junho Violeta” que protege idosos é sancionado em Gurupi, vereador Colemar da Saborelle comemora conquista

Publicado há

em

Na manhã desta quinta-feira (20), a prefeita Josi Nunes sancionou o projeto de lei do Vereador Colemar da Saborelle, intitulado Junho Violeta, que tem como objetivo promover a conscientização, enfrentamento e prevenção da violência contra a pessoa idosa. Aprovado em plenário no mês passado, o projeto agora conta com o apoio do executivo.

De acordo com o Relatório de 2019 do Disque Direitos Humanos, elaborado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, as denúncias sobre atitudes violentas contra os idosos aumentaram em 30% no último ano. Diante desse preocupante cenário e do envelhecimento populacional acelerado, que projeta 25% da população brasileira com mais de 60 anos em 2060, torna-se essencial a implementação de ações e políticas efetivas de combate à violência contra essa parcela da sociedade.

O projeto de lei estabelece que, durante o mês de junho, serão intensificadas as ações setoriais e intersetoriais, em parceria com as secretarias e órgãos competentes, com o objetivo de conscientizar a população e prevenir atitudes violentas. A iniciativa visa valorizar e respeitar os idosos, reconhecendo sua importância na construção histórica e cultural do país.

O vereador Colemar da Saborelle comemorou a sanção do projeto e ressaltou a relevância da iniciativa: “Temos que proteger nossos idosos. O mês Junho Violeta oferece uma oportunidade para que possamos trabalhar na conscientização da sociedade sobre a necessidade de valorizá-los e respeitá-los adequadamente”.

 

Neste contexto, a expectativa é que o projeto de lei Junho Violeta contribua para ampliar a visibilidade e a conscientização sobre a violência contra os idosos, além de incentivar a adoção de medidas de proteção e a promoção de seus direitos. Ações como essa são fundamentais para que idosos possam viver com dignidade e respeito, construindo um futuro mais justo e inclusivo para toda a sociedade.

Mais Lidas

Sair da versão mobile