Gurupi

Candidatos a agentes comunitários de saúde aprovados em Gurupi reclamam após não serem chamados para preenchimento de vagas

Publicado há

em

Foto: Divulgação

O processo seletivo para contratação de agentes comunitários de saúde em Gurupi, realizado em 2022, tem sido alvo de intensa polêmica e indignação por parte dos candidatos aprovados. O certame, que oferecia 46 vagas imediata e 155 para cadastro de reserva, previa a realização de uma prova e posteriormente uma entrevista, porém, a etapa da entrevista presencial nunca teria acontecido a segunda fase teria sido feita escrita, o que não estava previsto no edital. Os aprovados foram chamados, mas os excedentes não foram convocados e reclamam que a prefeitura teria contratado outras pessoas que sequer participaram do processo.

A situação gerou frustração e questionamentos, uma vez que, conforme alegam os candidatos, a prefeitura não teria convocado nenhum dos aprovados para preencher as vagas efetivas disponibilizadas no edital. “ As vagas seriam para agentes comunitários de saúde, cada bairro tem um numero de vagas, e de acordo com o edital, é preciso residir na área de saúde da família, para a região do Vila Nova., por exemplo, eram duas vagas, ainda aguardamos, mas soubemos que foram contratadas outras pessoas”, disse  uma candidata que preferiu não se expor.

O descontentamento dos candidatos se intensifica pelo fato de que, no mesmo ano, a prefeitura efetuou contratações de profissionais da mesma área, porém sem realizar o chamamento dos aprovados no processo seletivo em cadastro de reserva. O fato repercutiu entre os candidatos, que alegam falta de clareza e transparência no processo de seleção e contratação.

Conversamos com um agente comunitário de saúde que preferiu não se identificar, e ele relatou que a cidade de Gurupi enfrenta uma grande demanda por profissionais nessa área. Segundo o agente, a cidade conta com mais de 80 bairros, e a quantidade atual de agentes de saúde não é suficiente para atender de forma adequada às necessidades da população.

De acordo com informações obtidas junto ao edital, o processo seletivo para agentes comunitários de saúde tem validade de dois anos, o que gera expectativa entre os aprovados de que possam ser chamados para preenchimento das vagas ao longo desse período. Entretanto, até o momento, não houve esclarecimentos sobre o motivo pelo qual os candidatos aprovados não foram convocados para assumir as vagas disponíveis.

Mais Lidas

Sair da versão mobile