Cidades
Operação Shamar: Polícia Civil realiza palestra sobre violência contra a mulher aos indígenas da aldeia Santa Isabel do Morro, em Lagoa da Confusão
Em mais uma ação educativa e preventiva da Operação Shamar, nesta sexta-feira, 1º, a Polícia Civil realizou palestra sobre o combate a violência contra a mulher e importância da Lei Maria da Penha aos indígenas da aldeia Santa Isabel do Morro, da etnia Karajá, no município de Lagoa da Confusão.
Durante a palestra, o delegado titular da 58ª Delegacia de Polícia, Guilherme Moreira, abordou temas como os problemas ocasionados pelo machismo enraizado na sociedade, a relevância da educação para que crianças e adolescentes cresçam aprendendo a respeitar as mulheres, importância da Lei Maria da Penha para reprimir agressores e amparar mulheres em situação de violência. E, por fim, formas de denunciar essas ocorrências, como o aplicativo Salve Mulher, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO).
“Importante reforçar a importância da denúncia, porque mesmo que a mulher, às vezes, não tenha força ou coragem para denunciar o agressor, as pessoas que têm conhecimento da situação que essa vítima está inserida podem fazer a denúncia. Sempre com aquela máxima de briga entre marido e mulher a gente salva a mulher”, ressaltou o delegado.
O titular da 58ª DP, ainda destacou a experiência pessoal e a relevância dessas ações. “Foi uma experiência muito positiva e marcante porque nos insere em uma realidade muito diferente da qual estamos acostumados. O pessoal da aldeia foi muito receptivo conosco. As mulheres têm muitas demandas, nós ouvimos todas e, junto com a SSP, buscaremos meios de poder atendê-las,” finalizou
Participaram do evento equipes do Alcoólicos Anônimos e da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais.
Por Ana Luiza Dias
Foto: Divulgação PC-TO