Cidades

Polícia Civil participa de programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do TRE-TO

Publicado há

em

O programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), conta com a parceria da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, por meio da 84ª Delegacia de Polícia e do Instituto de Identificação, em mais uma edição realizada na comunidade indígena da etnia Javaé, localizada na Ilha do Bananal. A ação teve início nesta segunda-feira, 18, e segue até a próxima sexta-feira, 22.

Além do acesso à Justiça Eleitoral, os atendimentos também oferecem serviços que garantem o pleno exercício dos direitos civis dos povos indígenas, entre eles a emissão do documento de identidade, confeccionado pelo Instituto de Identificação. Durante a ação, a equipe do Instituto também trabalha na regularização de RG das pessoas que possam estar com os documentos irregulares no momento.

A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, explica a importância da ação para que todos possam exercer os direitos e deveres do cidadão. “Esse é um programa essencial para garantir a todos os tocantinenses o acesso aos serviços fundamentais ao exercício da cidadania”, completou.
 

Delegacia Móvel 

A delegada Thuanny Rúbia Ferreira da Silva, titular da 84ª DP de Formoso do Araguaia, informou que a Polícia Civil instalou uma Delegacia móvel em uma das salas da escola da comunidade Canoanã, onde estão sendo realizados atendimentos diversos como confecção de Boletins de Ocorrência e também prestada a orientação jurídica a todos os moradores da aldeia e comunidades vizinhas. 
 

Para a autoridade policial, a ação é de grande importância, pois além de aproximar a polícia do cidadão, também visa assegurar o atendimento necessário a todos os indígenas da Ilha do Bananal, que muitas vezes, por estarem mais afastados da sede da cidade de Formoso do Araguaia, têm mais dificuldade em se deslocar para a confecção de um simples Boletim de Ocorrência.
 

“Para nós da Polícia Civil é uma honra muito grande estar aqui durante toda essa semana, participando desta ação cidadão juntamente com o TRE, e também disponibilizando serviços de grande valia em prol dos indígenas que aqui vivem, no sentido de que eles tenham sempre seus direitos resguardados e possam sempre contar com o apoio da Polícia Civil do Tocantins”, frisou a delegada Thuanny.

Atendimentos

18/09 – 8h às 18h – Aldeia Canoanã
20/09 – 8h às 18h – Aldeia São João
22/09 – 8h às 18h – Aldeia Boto Velho

O programa

Desenvolvido pelo TRE-TO desde 2017, o Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas foi criado com a finalidade de ampliar o diálogo e a participação política das comunidades indígenas, promovendo diversas ações em aldeias do Tocantins, incluindo cartilha bilíngue, vídeos, momentos de conversa, orientação e troca de experiências. Durante o bate-papo, são repassadas informações sobre a importância do voto, da representatividade indígena na política e, sobretudo, sobre os serviços oferecidos ao eleitor.

Por: Ana Luiza Dias e Rogério de Oliveira

Foto: Divulgação/ Instituto de Identificação 

Mais Lidas

Sair da versão mobile