Gurupi
Funcionários de empresa de segurança do HRG sofrem com atraso de mais de 60 dias nos salários
Os trabalhadores da Empresa Ipanema, responsáveis pela segurança do Hospital Regional de Gurupi, estão enfrentando uma situação de extrema dificuldade devido ao atraso de mais de 60 dias no pagamento de seus salários. Cerca de 34 funcionários que prestam serviços no Hospital Ivo Carlesse denunciam a falta de resposta por parte da empresa e das autoridades de saúde, que até o momento não deram uma solução para o problema.
A situação foi trazida à tona após os funcionários procurarem nossa equipe e envaram um vídeo sobre o caso. Com famílias para sustentar e contas a pagar, eles estão sendo forçados a se virar fazendo bicos para sobreviver enquanto aguardam o pagamento.
Os trabalhadores alegam que tentaram estabelecer um diálogo com a Empresa Ipanema e com a Secretaria de Saúde, responsável pelo hospital, mas não conseguiram obter uma posição concreta sobre o atraso e quando poderiam esperar pelos salários atrasados.
Os motivos para o atraso nos pagamentos ainda não foram esclarecidos, e a preocupação cresce entre os funcionários. Além disso, a falta de informações sobre uma data prevista para a regularização da situação está aumentando o estresse financeiro e emocional dos trabalhadores.
A reportagem tentou entrar em contato com a Empresa Ipanema e a Secretaria de Saúde de Gurupi para obter esclarecimentos sobre o atraso nos salários dos funcionários. Até o momento, não recebemos uma resposta oficial da ipanema.
Nota
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o serviço de segurança das unidades hospitalares estaduais é feito por empresas terceirizadas e os repasses das referidas estão regulares.
Especificamente à empresa mencionada, a SES-TO destaca que o último pagamento ocorreu na quarta-feira, 04 (quase R$ 300 mil) e novo repasse está programado para segunda-feira, 09.
A SES-TO pontua que o pagamento às empresas prestadoras de serviço são realizados mediante análise das notas, que comprovem a realização do trabalho contratualizado.
Palmas, 06 de outubro de 2023
Secretaria de Estado da Saúde