Estado

Técnica inovadora de tratamento de feridas é utilizada no Hospital Regional de Gurupi

Published

on

A Secretaria de Estado da Saúde

implantou um novo procedimento para tratamento de feridas, no Hospital Regional de Gurupi (HRG). O curativo a vácuo é uma técnica inovadora destinada ao tratamento de feridas de difícil cicatrização, acelerando a recuperação inclusive de queimaduras complexas, evitando desconfortos e diminuição de morte por infecção.

O  novo procedimento já foi realizado em um paciente vítima de acidente de trânsito, que teve o membro superior direito esmagado. O médico cirurgião plástico do HRG, Delcio Durso, explicou que “o  curativo a vácuo é amplamente utilizado em pessoas que têm feridas complexas. Hoje os tratamentos de diversas feridas crônicas e agudas, entre elas, feridas por trauma, feridas por queimaduras e úlceras de pressão são utilizados nesta técnica. Esse tipo de curativo é altamente eficaz e exige uma equipe especializada, o que estamos implantando no HRG”.


De acordo com o diretor geral do HRG, Fernando Mota, um dos objetivos  da utilização do curativo a vácuo é diminuir os custos de hospitalização de pacientes que são tratados por feridas crônicas. “Nós sabemos que o custo hospitalar desse tratamento é muito alto, uma vez que o paciente precisa passar diariamente por troca de curativos, algumas vezes com necessidade de utilização do centro cirúrgicos, além de procedimentos reparadores, enquanto que o uso do curativo a vácuo acelera a cicatrização da ferida permitindo uma desospitalização precoce e melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, ressaltou.
 

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Mais Lidas

Sair da versão mobile