Gurupi

“Caravana Eletrônico não é Lixo” realizará coleta de resíduos eletrônicos em parceria com a Prefeitura de Gurupi

Published

on

Nos próximos dias 19, 20 e 21 de outubro, Gurupi receberá a Caravana “Eletrônico não é Lixo”. O ponto de coleta será a Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha, das 10h às 16h. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com a ONG Programando o Futuro, SESI Nacional e Green Eletron e tem como meta mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância do descarte correto e inteligente de equipamentos, e/ou resíduos eletrônicos.

A caravana conta com um ônibus interativo para explicar para a comunidade o funcionamento do projeto. O projeto visa coletar resíduos eletrônicos (baterias de notebooks e nobreaks, cabos de força, cabos, carregadores e adaptadores), aparelhos telefônicos (celulares e acessórios), eletrônicos (videocassete, DVD player, controle remoto, aparelho de som, forno micro-ondas, secador e prancha de cabelo e outros), eletrodomésticos (TVs, geladeira, máquina de lavar, ar-condicionado) e equipamentos de informática (microcomputador, notebook, servidor, teclado, modem, roteador, impressora, estabilizador, tablet, no-break e outros).

A Caravana e Projeto

A coordenadora do projeto, Larissa Nascimento, enfatiza que por meio da Caravana, o projeto Programando o Futuro, faz o recondicionamento de computadores, usando-os para promover a inclusão digital e capacitação profissional gratuita para a população, disponível por enquanto em Brasília, Goiânia e Cuiabá. Além de fazer o tratamento adequado aos materiais que não são reaproveitados pelo projeto.

“Por exemplo, uma televisão que já não funciona mais, desmontamos toda ela, retiramos todo o plástico, o cobre, o ferro, separamos tudo por tipo de resíduo, e quando atingimos uma boa quantidade, enviamos para uma empresa que dará a destinação correta, reciclando esse material e transformando em uma nova matéria-prima. Isso beneficia o meio ambiente, e temos, por exemplo, nesses materiais, em grande quantidade, o plástico, que é o pior e mais agressivo resíduo que temos, e frequentemente é descartado inadequadamente no meio ambiente”.

Em contrapartida pela parceria, o projeto doará 10 computadores recondicionados para o município, que poderão ser destinados para escolas ou outras instituições sociais indicadas pela Prefeitura e que atendam à política nacional do Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações.

O secretário de Meio Ambiente, Pedro Dias, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável do município. “Esta parceria é uma grande oportunidade, uma ação fundamental para a conscientização das pessoas sobre o descarte adequado desses materiais, beneficiando o meio ambiente e criando nas pessoas esse hábito sustentável. Contamos com a colaboração da população e certamente faremos mais ações como essa”, concluiu o Secretário.

Sobre a ONG

A Programando o Futuro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, tendo atuação nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, com o objetivo social é fortalecer as iniciativas da sociedade civil por meio do incentivo ao uso apropriado das tecnologias da informação e comunicação e, bem como, a destinação correta de equipamentos eletro-eletrônicos e bens de informática inservíveis para o meio-ambiente dentro dos parâmetros da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Por Josy Donato-Secom Gurupi

Mais Lidas

Sair da versão mobile