Gurupi
Vereadora Débora Ribeiro reúne mulheres para uma Roda de Conversa sobre o Protagonismo Feminino na política Tocantinense
Na noite da última quarta- feira, 20, a vereadora Débora Ribeiro reuniu em um evento marcante mulheres de diversas esferas de Gurupi para discutir e celebrar o papel crucial das mulheres na política tocantinense. Sob a liderança da Vereadora Débora Ribeiro, a Roda de Conversa intitulada “Mulheres é hora de discutir a Força e o Protagonismo Feminino na Política Tocantinense” destacou a crescente influência, resiliência e protagonismo feminino nesse campo.
A ocasião proporcionou um espaço para que as participantes pudessem compartilhar suas experiências, insights e perspectivas sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na política, especialmente em vista das eleições de 2024. Entre os temas abordados, a importância da ampliação da participação feminina em cargos eletivos foi enfatizada, ressaltando a necessidade de fortalecer sua presença em todas as esferas do governo.
A Vereadora Débora Ribeiro, idealizadora do evento, destacou a representatividade atual das mulheres na política tocantinense, evidenciando que o Estado elegeu 229 vereadoras, 32 vice-prefeitas e 20 prefeitas nos 139 municípios, tornando-se a única capital brasileira a ter uma prefeita mulher. “É fundamental reconhecermos o poder e a voz das mulheres na política, especialmente considerando que 53% do eleitorado brasileiro é composto por mulheres”, afirmou a vereadora Débora Ribeiro.
“Agora é o momento de aumentar essa porcentagem e garantir uma participação feminina mais efetiva, assumindo o protagonismo e buscando mais espaços nas eleições municipais. As mulheres têm um papel vital a desempenhar na implementação de mudanças e na formulação de políticas públicas.” O evento contou com a participação de cerca de mais de 150 mulheres gurupienses, representando uma diversidade de perspectivas e experiências. Ficou evidente que a força e o protagonismo feminino na política tocantinense estão cada vez mais em destaque, promovendo um ambiente propício para o fortalecimento da participação das mulheres na esfera pública.