Política

Ministério Público investiga deputado Eduardo Fortes por suposta lavagem de dinheiro com emenda parlamentar

Publicado há

em

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou um procedimento preparatório para apurar possíveis irregularidades em gastos públicos da Copa do Craque, que recebeu emenda parlamentar do deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Gurupi, Eduardo Fortes, e do deputado estadual, Gutierres Torquato.

Se comprovada as irregularidades com o uso do dinheiro público, os deputados terão que dar  explicações sobre o destino do dinheiro. Segundo a denúncia, recebida pelo Ministério Público, houve lavagem de dinheiro através de emendas. Eduardo Fortes divulgou que custeou o show de encerramento do evento com a banda “Piseiro de Barão”, além de um “costelão gaúcho” em 2024.

Recentemente Eduardo Fortes declarou que não destina emendas para a cidade de Gurupi.  A investigação já está em curso com prazo de finalização para quatro de outubro, quando o Ministério Público apresentará o resultado do que foi apurado.

A defesa do Deputado Eduardo Fortes informou por meio de nota que a denúncia é infundada e que considera perseguição política.

O Deputado Gutierres informou que não destinou emendas para a copa do craque.

Procedimento foi protocolado no MPTO
Documento pode ser consultado no diário oficial do MPTO
Deputado Gutierres também teria destinado emenda

Nota de Esclarecimento Deputado Eduardo Fortes

Sobre a investigação do Ministério Público do Tocantins (MPTO) envolvendo o deputado Eduardo Fortes por suposta lavagem de dinheiro com emenda parlamentar, a assessoria do pré-candidato esclarece que:

Primeiramente, é importante destacar que a denúncia em questão é anônima e que o MPTO apenas solicitou informações preliminares. Não há inquérito instaurado para investigar tais acusações. Ressaltamos que o deputado Eduardo Fortes, que iniciou seu mandato em 2023, não possui emendas parlamentares anteriores a 2024, tornando infundadas quaisquer alegações de uso indevido de recursos.

A assessoria jurídica do deputado Eduardo Fortes considera essa denúncia uma clara tentativa de perseguição política, uma estratégia comumente utilizada por adversários para tentar desestabilizar candidaturas fortes e comprometidas com a verdadeira mudança. Eduardo sempre pautou sua atuação pela ética e pelo respeito às leis, e continuará a fazê-lo, defendendo os interesses do povo.

Reafirmamos nosso compromisso com uma campanha limpa e propositiva, e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que venha a surgir.

Nota na Íntegra do Deputado Gutierres

Nota de Esclarecimento

Esclarecemos que o deputado estadual Gutierres Torquato não destinou recursos para a Copa do Craque. A informação já foi oficializada ao Ministério Público e comprovada.

Reforçamos que das emendas que de fato foram destinados pelo parlamentar, todas foram pautadas pela legalidade e regularidade do procedimento junto à ALETO e Governo do Estado do Tocantins.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Gutierres Torquato

Mais Lidas

Sair da versão mobile