Gurupi

Hospital Regional de Gurupi, realizou a primeira captação de globo ocular, para transplante de córneas

Publicado há

em

Na última quarta-feira (11), o Hospital Regional de Gurupi, realizou a primeira captação de globo ocular, para transplante de córneas.

O doador foi um paciente do sexo masculino, de 69 anos. Que teve seu desejo de ser doador reproduzido pela família, que autorizou a doação do órgão.

O procedimento foi realizado pelo médico oftalmologista e membro da CIHDOTT, Dr. Fernando Borges, com suporte de demais membros da equipe multiprofissional que compõe a comissão do CIHDOTT- Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante- CIHDOTT, entre eles, médicos, dentistas, psicóloga e assistente social, esses profissionais atuam desde a identificação de potências doadores até a efetivação das doações.

O órgão captado foi enviado ao Banco de Olhos do Tocantins- BOTO, para assim ser transplantado em outro paciente.

O médico e coordenador da CIHDOTT, Dr. Fernando Borges, não deixou de expressar seus sentimentos frente a esse momento histórico para o HRG. “Queria expressar meu sincero agradecimento pelo incrível trabalho que a equipe realizou na captação do globo ocular, um feito histórico para nossa cidade. Esse gesto não apenas marca um novo capítulo em nossa jornada pela doação de órgãos, mas também oferece uma nova chance a muitos que aguardam na fila de transplantes em nosso estado. Agradecemos de coração à família do doador, que, em meio à dor, demonstrou uma imensa generosidade e compreensão sobre a importância de ajudar ao próximo. O gesto deles é um exemplo comovente de solidariedade e esperança.”

O diretor geral, Fernando Mota, ressalta que a unidade hospitalar está preparada com toda a estrutura necessária para realizar a captura das córneas com êxito. “Estamos dando um passo muito importante hoje com esse procedimento realizado aqui no HRG. Por trás de tudo isso temos um contexto muito grande, que vem sendo construído com muita trabalho, ética e dedicação. É importante fortalecer cada vez mais a rede de captação e transplante de órgãos no nosso estado, para que mais pessoas possam ser beneficiadas e ter a oportunidade de melhorar a qualidade de vida.” Diz o Diretor.

Mais Lidas

Sair da versão mobile