Cidades
Jacaré é resgatado após ficar cercado por chamas, em TO
Os animais que integram o ecossistema da Ilha do Bananal estão sendo diretamente afetados pelos incêndios florestais recentes. Um dos resgates mais recentes foi de um jacaré, encurralado pelo fogo na região e levado para uma área segura.
Uma equipe do 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (22º BI Mec) do Exército encontrou o réptil perto da terra indígena Kraho-Kanela nesta quarta-feira (18), durante ações da Operação Tocantins.
O animal foi retirado com segurança e levado para um lago.
Também na Ilha do Bananal, brigadistas que atuam no combate às chamas flagraram um quati tentando sobreviver e em busca de água. Nas proximidades, o fogo consumia a vegetação.
Todo o entorno da ilha têm sofrido com os incêndios. Além disso, o desmatamento também afeta a qualidade de vida mesmo de quem está quilômetros de distância dos locais atingidos.
Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAN), o desmatamento do cerrado brasileiro foi responsável pela emissão de mais de 135 milhões de toneladas de gás carbônico entre janeiro de 2023 e julho de 2024.