Gurupi
Prefeitura de Gurupi e associações avançam nas adequações dos acessos e trevos da BR 153; comerciantes comemoram
As tratativas para as adequações dos retornos e trevos da BR-153, em Gurupi, têm sido conduzidas pela prefeitura e pela Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG) junto com a CDL desde julho de 2023. No entanto, recentemente, a questão se tornou palco para autopromoção de alguns políticos.
A discussão em torno dos acessos à BR-153, especialmente o polêmico trevo da Rua 20 e o retorno próximo ao Posto Décio e à Associação Jandira, tem gerado mobilizações. O trevo da Rua 20 será extinto para dar lugar a outro tipo de acesso, enquanto o retorno no Posto Décio está sendo redesenhado. A Eco Vias do Araguaia, responsável pela rodovia, já havia informado que essas mudanças são necessárias por questões de segurança, uma vez que o trevo atual não atende aos critérios para o tráfego de veículos leves e pesados.
Apesar das negociações estarem em andamento há mais de um ano, com reuniões que incluíram o diretor da Eco Vias do Araguaia, Carlos Xisto, políticos que antes estavam alheios à situação começaram a usar o tema como forma de autopromoção. Um exemplo foi a manifestação convocada no dia 14 de setembro pelo deputado Gutierres Torquato, que reuniu comerciantes da Rua 20 e contou com a presença de candidatos a vereador e de Eduardo Fortes, candidato à prefeitura, além do vice-governador Lourenço Moreira. O ato pedia que a Eco Vias não extinguisse o trevo, ainda que a concessionária já tivesse esclarecido que o acesso não será eliminado, mas readequado por questões de segurança.
Nesta quinta-feira (03), a prefeita Josi Nunes, candidata à reeleição, anunciou que conseguiu a autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a construção de um retorno em frente ao Posto Décio, o que beneficiará comerciantes, clientes e os moradores da Associação Jandira. A prefeita reforçou que as negociações continuam focadas em garantir a segurança e a acessibilidade dos usuários da BR-153.