Estado

BR-153: Até Quando Esperar pela Duplicação Completa?

Publicado há

em

A duplicação da BR-153 segue um cronograma que pode se estender por até 20 anos, conforme previsto no contrato de concessão firmado entre a ANTT e a Ecovias do Araguaia. Dos 622 quilômetros de duplicação previstos, apenas 57% devem ser concluídos até o 10º ano, deixando motoristas expostos ao risco de acidentes por um longo período.

No Tocantins, 173,98 km serão duplicados, mas sem garantias de antecipação. Enquanto isso, a concessionária promete melhorias como retornos, passarelas e iluminação em trechos urbanos. Mas fica a pergunta: até quando vidas serão perdidas à espera da infraestrutura prometida?

nota da Ecovias na íntegra

Ao todo, o contrato de concessão prevê 622 quilômetros de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o 10º ano. Somente no Tocantins, está prevista a duplicação de 173,98 km. Os prazos são estabelecidos pelo contrato de concessão firmado junto à ANTT.

Entre as obras de ampliação, a concessionária irá implantar 144 novos retornos, 42 dispositivos de interconexão, 27 quilômetros de faixas adicionais, 16 novos acessos. Nos trechos urbanos, serão instaladas 19 passarelas para pedestres e 110 pontos de ônibus, além da iluminação de travessias urbanas e a implantação de 90 quilômetros de vias marginais.

Mais Lidas

Sair da versão mobile