Estado
Drama no Tocantins: Jovem Paralisado Espera Cirurgia Mesmo com Ordem Judicial
Adolescente Perde Movimentos e Espera Cirurgia Fora do SUS no Tocantins
Theilor Miguel Glória, de 16 anos, foi diagnosticado com neurofibroma dois meses após seu aniversário, em 2024, quando sua mãe, Samara Glória da Silva, notou uma alteração em suas costas. Em dezembro, o quadro se agravou e o jovem perdeu os movimentos das pernas. Mesmo com uma decisão da Justiça determinando que o Estado providenciasse a cirurgia, a espera continuou. Segundo Samara, o médico afirmou que, se a operação tivesse sido feita logo, as chances de recuperação seriam maiores.
Agora, tudo dependerá da resposta da medula à descompressão, já que a demora causou lesões. O profissional afirmou apenas que Theilor terá uma melhor qualidade de vida, mas não garante que voltará a andar.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o procedimento foi agendado para terça-feira (27) e que a demora ocorreu porque o tratamento não é oferecido pelo SUS no Tocantins.
Theilor foi transferido nesta sexta-feira (23) para um hospital particular em Palmas, onde será realizada a cirurgia de correção da escoliose e descompressão da medula. A SES confirmou que o atendimento foi contratado na rede privada devido à indisponibilidade do procedimento na rede pública.