Connect with us

Gurupi

Bate-papo com egresso abre a Semana de Jornalismo da UnirG

Publicado há

em

A Semana de Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG começou na noite de ontem, 10, com tema “Jornalismo Digital: novas demandas na era da plataformização”. A abertura do evento contou om um “Bate-papo com a Comissão Própria de Avaliação” e a mesa-redonda “Ser Jornalista na era digital no sul do Tocantins: desafios cotidianos”, com o jornalista Jairo Santos, egresso do curso de Jornalismo da UnirG.

Após a abertura do evento, a CPA fez uma apresentação explicando sobre o que é a Comissão, quais são as ações, como as respostas dos questionários e da avaliação podem contribuir com a melhoria da UnirG.Segundo a coordenadora da CPA, a professora Káttia Ferreira, a participação no evento é importante, pois “é um momento propicio para divulgação dos resultados da avaliação e das ações que estão sendo realizadas mantendo assim uma comunidade acadêmica informada e envolvida em todo processo de autoavaliação”. Na ocasião, a advogada, Vilma A. de Souza, representante da Sociedade Civil Organizada e egressa do curso de Direito da Instituição, apontou que as ações feitas pela CPA contribuem não apenas com a UnirG, mas com a sociedade de modo geral.

Na sequência, o professor Drº Maurício Hashizume, fez a mediação da mesa redonda que seria com dois egressos do curso de Jornalismo que trabalham com Comunicação e Jornalismo Digital na região sul do Tocantins, Jairo Santos e Ceila Meneses. Ceila infelizmente não pode participar por motivos de saúde. A dinâmica da mesa redonda foi transformada em um “bate- papo” bastante interativo com o jornalista Jairo Santos que apresentou sua trajetória profissional e a migração da TV para sua própria marca de comunicação e jornalismo.

Jairo ressaltou a importância da formação, dos processos de apuração para construção da credibilidade. “Já errei várias vezes, mas algo que aprendi é que a melhor notícia não é a que é publicada primeiro. A boa notícia deve ser construída com apuração e checagem dos fatos”, destaca.O jornalista acrescenta ainda que o tema da Semana do Jornalismo da UnirG é relevante para o momento em que vivemos, pois trabalhar com o jornalismo digital é bastante complexo. “É preciso responsabilidade, apuração, cuidado na propagação das notícias. E gostei bastante desta primeira noite. Falar sobre minha experiência na TV e da transição para internet, com site e podcast, responder as perguntas. É gratificante poder compartilhar e motivar os alunos a continuarem na missão até o diploma e para que depois apostem nos vários segmentos da comunicação digital”, finaliza.O evento segue até sexta-feira, 14/04, é gratuito, on-line e ainda está recebendo inscrições pelo Link. O endereço da sala digital será enviado por e-mail.Hoje, 11, às 19h15, o evento recebe a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Flávia Marques da Silva, na palestra “A plataformização da sociedade e as mudanças no trabalho jornalístico”. 

Nesta terça feira, 11, às 19h15, o evento recebeu a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Flávia Marques da Silva, na palestra “A plataformização da sociedade e as mudanças no trabalho jornalístico”. 

(Texto produzido com a colaboração da professora Dra. Carol dos Anjos) 

Jairo do Carmo Santos é jornalista graduado pela Universidade de Gurupi (Unirg), e pós graduando em Produção Multimídia pela UNOPAR. Desenvolveu o serviço de assessoria de imprensa na Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi nos anos de 2009 e 2010 . Atuou na mesma função na Associação Comercial e Industrial de Gurupi em 2011. Trabalhou como repórter de televisão na Tv Jovem Gurupi, afiliada Record TV em 2010, desenvolveu o mesmo trabalho na TV Gurupi, afiliada SBT em 2011 e 2012 e em 2013 foi repórter e apresentador na TV Band Gurupi. Durante 08 anos atuou como editor regional e repórter da TV Anhanguera/ Gurupi, Afiliada rede Globo.

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas