Connect with us

Gurupi

Nepotismo na Unirg “Tudo em Casa”

Reitora da UNIRG é alvo de denúncias de nepotismo.

Publicado há

em

A reitora Sara Falcão da Universidade de Gurupi (UNIRG) vem sendo alvo de uma série de denúncias de nepotismo e nomeações supostamente irregulares. Uma audiência pública da Câmara de Vereadores de Gurupi, realizada no último dia 30/05/23, trouxe à tona graves questões acerca do processo de revalidação de diplomas da instituição, além das denúncias envolvendo a gestão da universidade.

Entre as principais denúncias está a do marido da reitora. De acordo com a denúncia, Rogher Gomes Costa teria sido nomeado de forma indevida como membro da Comissão de Revalidação de Diploma por meio da Portaria 004/2023. Além disso, Letícia Melo Abreu, funcionária de assessoramento pessoal da Reitora, teria sido nomeada irregularmente para o quadro da Comissão de Revalidação de Diploma, ocupando o lugar de uma pessoa membra vitalício, o que o regimento não permitiria.

Outra denúncia apresentada na audiência envolve o irmão da reitora, Mosaniel Falcão de França, que ocuparia o cargo de preceptor e professor contratado sem ter participado de qualquer processo seletivo para exercer a preceptoria, o que afronta a Lei Municipal n° 2.446/2019.

As denúncias foram protocoladas na prefeitura de Gurupi, na câmara de vereadores e deverão ser encaminhadas também ao Ministério Público Estadual. São mais de 270 páginas contendo provas das supostas irregularidades, que partiram de centenas de médicos formados no exterior que constataram os problemas na gestão.

As contratações irregulares em questão ferem a Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que considera prática de nepotismo a nomeação de companheiro, cônjuge ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, para cargos de direção chefia ou assessoramento.

Caso as irregularidades apontadas sejam confirmadas, poderão configurar ato de improbidade administrativa, na forma da Lei Federal 8.429/1992. Os denunciantes aguardam uma investigação rigorosa por parte dos órgãos competentes, a fim de esclarecer os fatos e punir eventuais responsáveis pela prática de nepotismo e acumulação indevida de cargos na UNIRG.  A defender o interesse público e a transparência da instituição, é imprescindível que todas as ações sejam realizadas com total observância das normativas vigentes.

O documento contendo as denúncias e provas citadas na reportagem  pode ser acessado nesse link.

Nota Sara Falcão

Procurada por nossa produção a reitora Sara Falcão infomrou que ainda não vai se pronunciar porque não foi notificada oficialmente sobre essa denúncia, mas assim que for irá se manifestar.

Nota Letícia Melo

Estamos em busca dos posicionamentos dos outros citados.

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas