Cidades
TALISMÃ INICIA AÇÕES DE MONITORAMENTO DE INCÊNDIOS DA OPERAÇÃO ESTIAGEM

Talismã deu início nesta quinta-feira-feira (1º) às ações de monitoramento e prevenção de incêndios da Operação Estiagem. Ação segue até o 01 de novembro, período mais seco do ano em que aumentam os riscos de focos de incêndio, doenças respiratórias e crises hídricas. Durante a operação, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil realiza os seguintes trabalhos:
Monitoramento Remoto e em tempo real, por meio do portal:
RAMMB MONITORAMENTO
MONITORAMENTO RURAL
FIRMS FIRE MAP
MAPBIOMAS
PAINEL DO FOGO
QUEIMADAS 24 HORAS
MONITORAMENTO ON LINE
MEDIÇÃO DE ÁREAS
A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, após detectar o fogo em um dos sistemas utilizados, entra em contato com a Base Pluviométrica da Região, para que seja feito o contato presencial, na impossibilidade de completar a comunicação, a equipe desloca imediatamente até a propriedade, onde o produtor é notificado, no caso da reincidência a Equipe de Fiscalização é acionada para que sejam tomadas medidas cabíveis.
Durante o período, o Fogo do Estado do Tocantins, também intensifica a fiscalização e as ações preventivas nas propriedades rurais em todo o Tocantins.
ATENDIMENTO
A Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de Talismã, tem atendimento 24 horas pelo telefone 63 9 8473 – 1148. A população também pode se cadastrar para receber alertas de chuva enviando um SMS com o CEP do local de residência para o número 40199.
Ressaltando que mesmo quem tem a licença de queima emitida pelo Naturatins, ate a a expedição da Portaria de suspensão e proibição de queimadas, o produtor é obrigado a informar a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, para que seja feito um agendamento de queima, a Brigada Anjos da Selva e a Brigada Tamboril, são as brigadas oficiais de Talismã.

Fonte: Defesa Civil de Talismã
-
Coluna Social4 semanas
Hospital Regional de Gurupi homenageia mulheres no Dia Internacional da Mulher
-
Agro3 semanas
Tech Farm Show 2025 é cancelada devido a “desafios do agronegócio”
-
Estado3 semanas
Tocantins registrou mais de 5,8 mil acidentes com animais peçonhentos em 2024
-
Policial4 semanas
Polícia Civil diz que investigação sobre crime em fazenda de Formoso do Araguaia segue sob sigilo
-
Estado3 semanas
Visitas estão suspensão em unidades prisionais do Tocantins; no Sul do estado decisão gera tensão entre reeducandos
-
Estado3 semanas
*Exclusivo* Detentos do Presídio de Cariri iniciam motim após suspensão de visitas; policiais de folga são convocados para conter movimento
-
Cultura4 semanas
Paixão de Cristo 2025 de Gurupi abre seleção de elenco
-
Estado3 semanas
BR-153: Até Quando Esperar pela Duplicação Completa?