Cidades
Combate à violência contra a mulher é foco de palestras em Almas, Dianópolis e Gurupi

Fomentando o debate sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio do “Agosto Lilás”, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) levou o assunto às escolas de Almas, Dianópolis e Gurupi. Mais de 600 alunos participaram das palestras que fazem parte do projeto da DPE-TO, “Defensoria Pública nas Escolas”.
Em Almas, as atividades foram realizadas no Colégio Estadual Abner Araújo Passini (75 alunos) e no Colégio Estadual Girassol/Agropecuário (108 alunos). Já em Dianópolis, as palestras foram realizadas no Colégio Estadual Abílio Wolney (236 alunos).
Na ocasião, profissionais da Equipe Multidisciplinar exibiram vídeos e fizeram dinâmicas com balões como forma de incentivar e fomentar o debate entre as(os) alunas(os). Em Almas, esteve presente a coordenadora do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis, defensora pública Mylena Caroline Barbosa Fernandes.
No sul do estado, em Gurupi, a ação foi realizada no Colégio Positivo, onde se discutiu com 79 estudantes do 9º ano matutino e vespertino e do 8º ano vespertino questões relacionadas à aprendizagem, indisciplina, bullying, relacionamento interpessoal entre estudante, família e professor.
As palestras tiveram como objetivo orientar sobre as várias formas de violência e informar sobre os mecanismos legais de proteção.
Equipes
Em Dianópolis, aturam nas atividades a assistente social Leusimara Cirqueira Evangelista Valente, o pedagogo Aronildo Pereira Rodrigues Albuquerque e a servidora do Nuamac Dianópolis, Marilene Barbosa.
Em Gurupi, executaram as atividades as assistentes sociais Daniela Maria da Silva e Ivone de Sousa Carvalho Viana.
Foto: Equipe Multidisciplinar da DPE-TO
Por: Gisele França

-
Coluna Social4 semanas
Hospital Regional de Gurupi homenageia mulheres no Dia Internacional da Mulher
-
Agro3 semanas
Tech Farm Show 2025 é cancelada devido a “desafios do agronegócio”
-
Estado3 semanas
Tocantins registrou mais de 5,8 mil acidentes com animais peçonhentos em 2024
-
Policial4 semanas
Polícia Civil diz que investigação sobre crime em fazenda de Formoso do Araguaia segue sob sigilo
-
Estado3 semanas
Visitas estão suspensão em unidades prisionais do Tocantins; no Sul do estado decisão gera tensão entre reeducandos
-
Estado3 semanas
*Exclusivo* Detentos do Presídio de Cariri iniciam motim após suspensão de visitas; policiais de folga são convocados para conter movimento
-
Cultura4 semanas
Paixão de Cristo 2025 de Gurupi abre seleção de elenco
-
Estado3 semanas
BR-153: Até Quando Esperar pela Duplicação Completa?