Connect with us

Política

Vereador Colemar da Saborelle propõe iniciativa para combater depressão no ambiente de trabalho

Publicado há

em

O vereador Colemar da Saborelle (PODEMOS) propôs por meio de uma indicação promover a conscientização sobre a depressão, especialmente entre os jovens, durante o mês de setembro, conhecido como “Setembro Amarelo”. A proposta do vereador é disponibilizar profissionais da saúde, como psicólogos e psiquiatras, para realizar ações educativas junto às empresas de Gurupi, a fim de contribuir para a saúde mental dos colaboradores e seus familiares.

De acordo com dados alarmantes do Ministério da Saúde, o Brasil registra cerca de 12 mil mortes por depressão anualmente, com um aumento significativo entre os jovens com até 35 anos. As principais vítimas desse problema são pessoas com transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar, ansiedade e dependência química. Além disso, casos de estresse e exposição a humilhações, também estão diretamente relacionados ao aumento das taxas de mortes.

A iniciativa proposta pelo vereador Colemar da Saborelle visa combater esses números alarmantes, destacando a importância de reconhecer os fatores de risco e o comportamento suicida de entes queridos. A campanha do “Setembro Amarelo” nas empresas contaria com uma equipe multiprofissional de saúde, incluindo médicos, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, que seriam responsáveis por ministrar treinamentos e palestras aos colaboradores e à equipe de Recursos Humanos das empresas, bem como seus líderes, para que saibam identificar sinais que podem levar a atitudes preocupantes dos funcionários.

O vereador Colemar da Saborelle ressalta a relevância dessa iniciativa, afirmando que “a saúde mental é um tema que precisa ser discutido e abordado com seriedade em nossa sociedade. Muitas vezes, os sintomas de depressão e as vítimas de bullying passam despercebidos, e é nosso dever como sociedade oferecer o apoio necessário para prevenir tragédias. Estamos empenhados em tornar o ‘Setembro Amarelo’ um mês de conscientização e educação, especialmente nas empresas, onde passamos grande parte do nosso tempo.”

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas