Connect with us

Publicado há

em


O Hospital Regional de Gurupi, realizou neste dia 27 de setembro, em pareceria com a  Central Estadual de Transplantes do Estado do Tocantins , o I Fórum da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional de Grurupi. Sabe-se que  o mês de setembro tem uma importante campanha no País, o “Setembro Verde”. Este é o mês dedicado à conscientização e ao incentivo à doação de órgãos. O objetivo é destacar que a informação sobre o ato de doar órgãos pode salvar vidas, além de ser um pilar importante nesse processo e que precisa ser difundida.

O presente evento teve a finalidade de promover a atualização e discutir conhecimentos sobre o Processo de Doação de Órgãos e tecidos para Transplantes no Estado. Além de Fomentar discussão e disseminação de conhecimentos sobre a doação de órgãos e tecidos, em prol uma cultura pró-doação.

O evento contou com a presença de  profissionais de saúde, estudantes, membros do Ministério Publico, entre outros servidores de diferentes instituições da cidade, além da sociedade gurupiense e familiares de doadores e transplantados.

A programação envolveu palestras de diferentes profissionais sobre o tema, além de depoimentos de pacientes já transplantados e daqueles que ainda aguardam na fila para transplantes. Teve também apresentações  culturais e momento aberto para esclarecimento e e duvidas sobre o assunto.

Fernando Borges, médico Oftalmologista do HRG, descata que “Acreditamos que o tratamento realizado durante toda a internação do paciente pode fazer com que a família entenda a doação como um ato de solidariedade, de amor com outras famílias que estão aguardando na lista de transplantes”, avalia. Precisamos que as famílias estejam abertas a essa possibilidade, entendendo que às vezes uma situação de morte de um familiar, momento difícil e triste, acaba proporcionando para outra família a possibilidade de continuidade da vida”, diz Fernando. 

O Diretor Geral do HRG, Fernando Bezerra Mota, aponta que iniciativas como esta é de grande relevância para o sistema nacional de transplantes, pois enaltece o valor das experiências e dá importância ao debate sobre o tema. “ Esse evento é de grande relevância,  pois oferece informações e disponibilizar dados sobre o Programa Estadual de Transplantes como forma de divulgação do tema e formação de multiplicadores. Sensibilizar futuros profissionais de saúde e outros com o desenvolvimento de uma atitude participativa e multiplicadora da causa, a favor de um maior compromisso social e da credibilidade do Programa.”

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas