Connect with us

Gurupi

Prefeita Josi Nunes entrega 168 escrituras a moradores do Jardim da Luz

Publicado há

em

Foto: Lino Vargas

A noite desta segunda-feira, 28, foi de muita emoção e realização de sonhos de 168 famílias residentes no setor Jardim da Luz, que receberam as escrituras de seus imóveis. Um sonho de mais de 30 anos, que com o planejamento da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias); com o Tribunal de Justiça, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) e cartórios de registro de imóveis, tornou-se realidade com custo zero aos moradores que agora passam a ser donos juridicamente de seus imóveis. A entrega faz parte das comemorações aos 65 anos de Gurupi.

Satisfeita, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destaca que promover a regularização fundiária é emocionante. “Ao entregar escrituras para nossa comunidade, nós estamos resgatando a sua dignidade. Ela vai ser proprietária do seu imóvel e isso tem uma série de efeitos na vida dessa pessoa: seu imóvel terá um novo valor, ela terá segurança, ela poderá investir nesse móvel. Estamos proporcionando que essa pessoa seja de fato dona do seu imóvel”, ressaltou, completando que a gestão está a cada dia buscando agilizar para promover segurança jurídica e dignidade para as famílias gurupienses que ainda não têm o título de seu imóvel.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, afirmou que mais uma vez a gestão está realizando sonhos ao promover aos moradores do Jardim da Luz segurança jurídica. “Estamos felizes em poder concluir mais um processo de regularização fundiária. Há mais de 30 anos estas famílias esperaram por esta realização e hoje chegou o grande dia”, destacou.

O juiz e coordenador do Nupref, Wellington Magalhães, destacou que a instituição juntamente com a Prefeitura de Gurupi vem trabalhando ao longo dos últimos anos, articulando e colaborando com a regularização fundiária. “Hoje é uma alegria imensa poder voltar a Gurupi e concluir este trabalho. Já estivemos em outras oportunidades, entregando outros títulos, e hoje uma noite especial para a entrega de 168 novos títulos de regularização fundiária, entregando  dignidade e cidadania aos gurupienses”, ressaltou.

Zélia Bandeira, Diretora Imobiliária e Comercial da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), comentou sobre a parceria entre as instituições para a promoção da regularização. “Essa parceria veio agilizar todo o processo de regularização, unindo forças entre os governos estadual e municipal, Tribunal de Justiça, Cartórios de Registro de Imóveis. Importante trabalhar em conjunto para beneficiar as pessoas que recebem seus registros”, destacou.

Domingos Lopes, morador do Jardim da Luz há mais de 10 anos, falou da felicidade em conquistar esse sonho. “Bom demais agora contar com esse documento. Estamos seguros, porque alguns anos atrás sempre ouvíamos que seríamos despejados e agora temos nossa segurança. A prefeita Josi Nunes está de parabéns, pois muitos prefeitos passaram, nos prometeram e ela cumpriu este compromisso conosco e hoje só alegria”, comemorou.

Vanda Barbosa, que mora no Jardim da Luz há 15 anos, comenta que agora se sente realmente dona de seu imóvel. “Dia feliz e histórico para muitas famílias. Agora podemos sonhar, podemos investir na nossa casa. Hoje nossa casa tem um valor melhor. Muito feliz com esse compromisso da prefeita Josi Nunes”, destacou.

O presidente da Associação de Bairros, Moisés Mota, ressaltou o trabalho que a gestão municipal vem desempenhando para promover segurança jurídica aos moradores dos bairros que ainda não são regularizados. “Hoje o sentimento é de realização e gratidão. A prefeita Josi Nunes ao longo dos anos vem trabalhando para trazer às famílias segurança e hoje mais de 160 famílias estão sendo contempladas”, ressaltou.

Escritura Gurupi

Lançado em fevereiro de 2022 pela Prefeitura de Gurupi, o Programa Escritura Gurupi intensificou as atividades de regularização fundiária no município e visa proporcionar mais dignidade e segurança jurídica para 10.400 famílias gurupienses que ainda não possuem escrituras de seus imóveis. Até hoje, aproximadamente 1.063 famílias já foram beneficiadas pelo programa.

O programa conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref); do Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), e do Cartório de Registro de Imóveis de Gurupi.

Presenças

Prestigiaram as entregas das escrituras a juíza da comarca de Gurupi e coordenadora do Fórum de Gurupi, Edilene Pereira de Amorim; corregedora geral da Justiça do Tocantins e vice-presidente do Fórum Fundiário Nacional das Corregedorias de Justiça, Maysa Vendramini; oficial do Cartório de Registro de Imóveis de Gurupi, Marlene Fernandes; juízes, Nilson Afonso da Silva, Fabiano Marques, Jossaner Nery, Nassib Cleto, Gerson Fernandes, Mirian Alves, Cibele Maria; vereadores, Jair do Povo, Colemar da Saborele, Matheus Monteiro; César da Farmácia, Rodrigo Maciel, Zezinho, Elvan Leão, Leda e secretários municipais. 

Por: Heliana Oliveira

Repórter e produtor da TV Norte Tocantins afiliada do SBT já passou pela Sil TV Band em Gurupi e TV Colinas afiliada da rede Meio Norte. Atualmente é acadêmico de jornalismo na Universidade de Gurupi, Unirg.

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas