Connect with us

Agro

Farm Day inova com uso sustentável de cavaco de eucalipto e surpreende visitantes

Publicado há

em

Foto: Fabíola Sélis (Cavaco de Eucalipto)

O cavaco de eucalipto é um material abundante de baixo custo produzido pela Fazendão Agronegócio usar na própria indústria.

O uso do cavaco de eucalipto no lugar da brita, por exemplo, para forrar estradas, já foi feito em algumas regiões do Brasil e em outros países. Essa prática também foi aplicada na 2ª Farm Day, feira promovida pela Fazendão Agronegócio, na Fazenda Trindade em Cariri do Tocantins.

O material, produzido na própria Fazendão Agronegócio, foi escolhido para forrar a estrada desde a porta de entrada até o Shopping Farm Day, no galpão central. “Essa foi a alternativa mais econômica, uma vez que produzimos o cavaco para usar na indústria, e também preocupados com a sustentabilidade, o material poderá ser reaproveitado”, disse Clodoaldo Barcelos, diretor comercial da Fazendão.

A prática inovadora chamou a atenção de muitos visitantes, como a enfermeira Karielle Alves Pinheiro, que ficou surpresa logo na entrada. “Achei interessante terem usado um material que pode ser reutilizado, além de ter ficado muito bonito”, disse.

A atitude inovadora também surpreendeu Gustavo Pereira, estudante de agronomia da UFT. “A iniciativa é louvável e casa com todo o sentido da feira que é promover a sustentabilidade. Esse material, o cavaco, ainda pode ser reutilizado depois que terminar a feira. Uma proposta que pode até virar moda daqui pra frente”, disse.

Vantagens na utilização do cavaco de eucalipto

O cavaco de eucalipto apresenta algumas vantagens, como a versatilidade, desde a geração de energia até a produção de artesanato. Veja mais:

Baixo custo: O cavaco de eucalipto é um material abundante e de baixo custo, o que o torna uma boa opção para substituir a brita.

Sustentabilidade ambiental: O uso de cavaco de eucalipto evita a extração de brita de pedreiras.

Durabilidade: É um material durável que pode resistir ao tráfego de veículos pesados.

Redução da erosão: Ajuda a reduzir a erosão do solo, especialmente em áreas com declives.

Melhoria da drenagem: Ajuda a melhorar a drenagem da água, o que pode reduzir a formação de poças e lama.

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas