Connect with us

Agro

Tocantins é reconhecida como zona livre da febre aftosa sem vacinação

Publicado há

em

Tocantins conquista reconhecimento nacional de livre de febre aftosa sem vacinação- Foto: Divulgação/ Adapec

PorAnne Acioli

O Tocantins foi oficialmente reconhecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como uma região livre de febre aftosa sem a necessidade de vacinação.

A Portaria nº 665, de 21 de março de 2024, abrangeu 16 estados e o Distrito Federal, marcando um avanço significativo na defesa sanitária animal.

O estado, que abriga mais de 11,5 milhões de bovinos e bubalinos distribuídos em cerca de 100 mil propriedades rurais, celebra esse marco como uma conquista coletiva.

Além do Tocantins, outros estados também foram reconhecidos, como Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e o Distrito Federal.

A Portaria estabelece diversas diretrizes, incluindo a proibição do armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa, bem como restrições ao ingresso e à incorporação de animais vacinados nessas unidades da federação.

Desde a autorização para retirar a vacinação contra a febre aftosa em 2023, o Tocantins tem trabalhado arduamente, realizando auditorias, vigilância ativa nas propriedades rurais, incentivando a declaração de informações pecuárias e conduzindo estudos para comprovar a ausência do vírus em circulação.

O próximo desafio é obter o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como uma região livre de febre aftosa sem vacinação.

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas