Connect with us

Cidades

Área queimada na Ilha do Bananal equivale a cinco vezes o tamanho da cidade de São Paulo

Publicado há

em

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estima que a área queimada na Ilha do Bananal equivale a quase cinco vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

A ilha tem área de 2 milhões de hectares, destes, 720 mil foram atingidos por incêndios em 2024. A Ilha do Bananal é uma reserva da biosfera, lar de três etnias indígenas, além de povos isolados, e o ponto de encontro entre os biomas do Cerrado e do Pantanal com a Amazônia.

Além de queimar a vegetação e afetar animais do ecossistema, os incêndios florestais registrados na Ilha do Bananal também ameaçam aldeias indígenas.

Casas e até uma escola já foram destruídas e os moradores se revezam para evitar que as chamas consumam as casas. A área queimada na Ilha do Bananal equivale a quase cinco vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

A ilha tem área de 2 milhões de hectares, destes, 720 mil foram atingidos por incêndios em 2024, afirma o Ibama. Comunidades do povo Karajá estão cercada pelo fogo. A maior dificuldade para combater os incêndios no Tocantins é que boa parte dos focos está em áreas remotas, que não são acessíveis por terra.

Os brigadistas afirmam que sem aeronaves não é possível colocar as equipes frente a frente com o fogo. Por toda a ilha há incêndios florestais gigantes e rios e lagos estão praticamente secos. Esta semana, o Exército começou a atuar nas áreas onde é possível chegar com caminhões.

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas