Cidades
PMTO, juntamente com outras instituições, auxilia nas operações de busca e resgate das vítimas do desabamento da ponte que liga o Tocantins ao Maranhão
A Polícia Militar do Tocantins, informa que, por volta das 14h50 do último domingo, 22, a ponte que liga as cidades de Aguiarnópolis, no estado do Tocantins e a cidade de Estreito, no Maranhão, na BR-226, cedeu parcialmente e caiu sobre o Rio Tocantins. A situação está sendo monitorada pelas autoridades competentes.
Um homem, de 36 anos, foi encontrado com vida. Ele estava com uma fratura na perna, sendo conduzido por populares ao hospital do município de Estreito. As equipes de resgate seguem empenhadas nas buscas pelos desaparecidos.
Ao todo 10 veículos, entre carros, caminhões e motocicletas, foram atingidos com o desabamento da ponte, com um total de 18 vítimas.
A Polícia Militar, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e outras instituições, está atuando de forma integrada para auxiliar nas operações de busca e resgate.
CONFIRA AS ATUALIZAÇÕES SOBRE AS OPERAÇÕES DE BUSCA E RESGATE
ATUALIZAÇÃO 22/12 (20h22):
As buscas relacionadas ao acidente na ponte foram temporariamente suspensas após mergulhadores do Corpo de Bombeiros identificarem que os dois caminhões que caíram no rio transportavam produtos perigosos. Dois dos veículos estão carregados com ácido sulfúrico.
Considerando os riscos associados ao manuseio e à proximidade com esses materiais, a suspensão das buscas foi determinada até que equipes especializadas cheguem ao local.
ATUALIZAÇÃO 23/12 (11h44)
A Polícia Militar informa que a partir desta segunda-feira, 23, foi montado nas imediações do local do incidente, um Centro de Operações e Controle, com a participação de várias forças de segurança e órgãos afins para deliberar sobre a operação de resgate e ações de trânsito e bloqueio viário para melhor fluidez do trânsito, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros.
O Centro de Operações de Controle é composto por Polícia Militar do Tocantins, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins; Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; Defesa Civil Estadual e Municipal de Aguiarnópolis; Polícia Civil do Tocantins; Marinha do Brasil; Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a Polícia Rodoviária Federal.
ATUALIZAÇÃO 24/12 (11h30)
A Polícia Militar informa que um segundo óbito foi confirmado. A vítima, criança do sexo feminino de 11 anos, foi localizada nesta terça-feira, 24, às 6h24, após emergir nas imediações da ponte, próximo à Aguiarnópolis.
No momento do acidente, ela estava acompanhada dos avós, e estavam em um caminhão Dafra, que estava carregado de portas de MDF.
Um terceiro óbito também foi confirmado. O corpo do masculino, de 42 anos, foi localizado às 8h59, também emergiu nas imediações da ponte, próximos à Aguiarnópolis, nesta terça-feira, 24. A vítima era motorista do Caminhão de Defensivos Agrícolas.
Outra vítima, mulher de 45 anos, foi localizada na manhã desta terça-feira, 24, às 11h20, também emergiu nas imediações da ponte, próximos à Aguiarnópolis. A vítima estava dirigindo o Caminhão Mercedes, com ácido sulfúrico, no momento do acidente.
ATUALIZAÇÃO 25/12 (13h)
A Polícia Militar informa que a Marinha do Brasil, assumiu o comando das operações relacionadas ao incidente de queda da ponte que liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Sob a liderança do Capitão de Mar e Guerra Gurski, atual Capitão dos Portos do Maranhão, a central de operações monitora os trabalhos de resgate.
Neste momento, 29 mergulhadores da Marinha (3) e bombeiros militares dos estados do Tocantins (10), Maranhão (10) e Pará (6), irão retomar as buscas e inspeções aquáticas na tarde de hoje, 25, reforçando os esforços para localizar possíveis vítimas.
ATUALIZAÇÃO 26/12 (21h30): Forças de segurança localizam três corpos de vítimas do incidente da ponte na BR-226
A Polícia Militar informa que a equipe integrada de buscas às vítimas do incidente na ponte na BR-226 que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), localizou mais três corpos de pessoas que estavam desaparecidas no rio Tocantins.
O corpo de uma mulher de 48 anos foi localizado às 19h54 desta quinta-feira, 26, após emergir à superfície, cerca de 10km da ponte JK.
Outras duas vítimas foram localizadas por volta das 9h50, desta quinta-feira, 26, a cerca de 35 metros de profundidade. Um dos corpos está dentro da cabine de uma camionete Triton enquanto o outro foi localizado embaixo do veículo. Não foi possível realizar a extração dos corpos e a partir de agora, os operadores traçam estratégias para realizar novos mergulhos para retirá-los do local.
Com isso, o número de vítimas, sem vida, localizadas sobe para 9, enquanto os esforços das equipes permanecem focados em encontrar os desaparecidos.
Até o momento, 10 veículos foram identificados como envolvidos no desabamento, totalizando 18 vítimas entre feridos, desaparecidos e resgatados. São eles: 1 resgatado com vida, 9 óbitos confirmados (uma mulher de 25 anos, uma mulher de 45 anos, uma criança de 11 anos, um homem de 42 anos, um homem de 43 anos, uma mulher de 53 anos, uma mulher de 48 anos, e dois corpos ainda sem identificação) e 8 desaparecidos.
A Polícia Militar informa ainda que o Contra Almirante Maurício Barata Soares Coelho Rangel, Chefe do Estado-Maior do 4° Distrito Naval de Belém/PA, assumiu o comando das operações relacionadas ao incidente de queda da ponte.
Ao todo são 44 mergulhadores que trabalham nas buscas e inspeções aquáticas. Da Marinha (18), bombeiros militares dos estados do Tocantins (10), Maranhão (10) e Pará (6).
A Polícia Militar do Tocantins segue atuando no local em apoio à segurança e ao controle da área, reafirmando seu compromisso com a sociedade e prestando suporte às famílias atingidas por essa fatalidade.
Revisão Textual: Niceia Marques
-
Gurupi4 semanas
Prefeitura de Gurupi entrega certificados a servidores aposentados e reconhece serviços prestados ao Município
-
Gurupi4 semanas
Gurupi receberá fábrica de ração animal com projeção de gerar 500 empregos diretos
-
Uncategorized3 semanas
Homem é preso ao ser flagrado carregando TV que teria furtado de uma casa
-
Cidades4 semanas
O projeto Balé Popular de Gurupi/TO, arteiros da Dança, tem a honra de convidar toda a comunidade para o encerramento de suas atividades
-
Comunidade1 semana
Sintvisto notifica empresa para regularizar pendências; vigilantes entram em greve
-
Cidades4 semanas
Polícia prende suspeitos de assassinar jovem que pediu ajuda após ser baleado
-
Cidades4 semanas
Vizinho suspeito de matar homem com facada no peito durante discussão é preso
-
Cidades3 semanas
PMTO em ação conjunta com Polícia Militar de Goiás prende dois homens por homicídio e ocultação de cadáver em Araguaçu