Gurupi
Educação de Gurupi implanta projeto que visa inclusão de crianças autistas na rede municipal e promove formação aos educadores

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi/Com informações da Assessoria de Imprensa de “Mundo do Theo”
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está implantando o projeto “O Mundo do Theo”, uma iniciativa inovadora voltada à inclusão de crianças autistas na rede municipal de ensino. Como parte desse processo, nesta segunda-feira, 24, teve início uma formação para educadores sobre o projeto. Gurupi é pioneira no Tocantins na implantação dessa iniciativa, que busca capacitar profissionais para melhor atender os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Formação acontece no Centro Cultural Mauro Cunha. Foto: Ascom Semeg
Atualmente, a rede municipal de ensino de Gurupi atende cerca de 300 crianças diagnosticadas com TEA. Para qualificar o atendimento a esses alunos, professores, coordenadores e gestores educacionais participaram de uma formação específica para atuar no projeto. O evento está sendo realizado no Centro Cultural Mauro Cunha e encerra nesta terça-feira, 25.
No primeiro dia, o encontro reuniu diretores de escola, coordenadores pedagógicos e professores das salas de recursos, além dos profissionais que atuam da pré-escola ao 1º ano. Já os professores do 2º ao 5º ano e profissionais de apoio estão sendo capacitados neste segundo dia de programação.
Projeto visa inclusão nas escolas de Gurupi
Nesta primeira etapa da implantação do projeto, os profissionais passam por uma sensibilização sobre a realidade das crianças com TEA. Entre os temas abordados estão as estratégias de acolhimento às famílias e estudantes, além da importância das metodologias ativas em sala de aula. A formação também tem um papel multiplicador, pois os educadores serão responsáveis por transmitir esse conhecimento aos alunos e familiares.
O projeto “O Mundo do Theo” tem como base um kit pedagógico que apresenta a história de Theo, um menino com TEA, destacando a importância do respeito, da empatia e da inclusão na construção de um ambiente escolar acolhedor. A professora Mestre Fabiana Cáceres, coordenadora da implantação do projeto pedagógico, reforça a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema. “Quando você entende as emoções da criança autista e como lidar com elas, o respeito se estabelece, transformando o ambiente num espaço acolhedor. Assim, a criança passa a se sentir segura em sala de aula”, afirmou.
Kit pedagógico do projeto “O Mundo do Theo”. Foto: Ascom Semeg
Prefeita e secretário destacam compromisso com a inclusão
A prefeita Josi Nunes, que esteve presente na formação, reforçou a importância do projeto. “Nossa gestão tem um compromisso sério com a inclusão. Queremos acolher a todos, e sabemos que a inclusão precisa ser construída de dentro para fora do ambiente escolar. O número de crianças diagnosticadas com TEA tem crescido e, por isso, é fundamental investir na qualificação dos nossos profissionais para atender essa realidade crescente da melhor forma possível”, destacou a gestora.
O secretário Municipal de Educação, Samuel Martins, destacou a relevância da iniciativa e da capacitação dos professores, coordenadores e diretores. “Esse projeto é um marco para a educação de Gurupi, pois demonstra o compromisso da gestão da prefeita Josi Nunes com a inclusão. Estamos investindo na qualificação dos profissionais para que possamos proporcionar um ambiente adequado e acolhedor para essas crianças, sendo a primeira cidade do estado a adotar esse modelo inovador”, enfatizou.
A coordenadora da implantação do Projeto Pedagógico, a professora Mestre Fabiana Cáceres, alerta sobre a importância de se buscar conhecimento sobre o assunto. “Quando você entende as emoções da criança autista e como lidar com elas, o respeito se estabelece, transformando o ambiente num espaço acolhedor. Assim, a criança passa a se sentir segura em sala de aula”, afirma Fabiana.
Sobre o projeto
O projeto “O Mundo do Theo”, desenvolvido pela Editora Galeria das Letras, conta com materiais pedagógicos, formação EAD certificada de 40 horas e um ambiente de troca de experiências, fomentando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de novas metodologias.
-
Coluna Social4 semanas
Hospital Regional de Gurupi homenageia mulheres no Dia Internacional da Mulher
-
Agro3 semanas
Tech Farm Show 2025 é cancelada devido a “desafios do agronegócio”
-
Estado3 semanas
Tocantins registrou mais de 5,8 mil acidentes com animais peçonhentos em 2024
-
Policial4 semanas
Polícia Civil diz que investigação sobre crime em fazenda de Formoso do Araguaia segue sob sigilo
-
Estado3 semanas
Visitas estão suspensão em unidades prisionais do Tocantins; no Sul do estado decisão gera tensão entre reeducandos
-
Estado3 semanas
*Exclusivo* Detentos do Presídio de Cariri iniciam motim após suspensão de visitas; policiais de folga são convocados para conter movimento
-
Cultura4 semanas
Paixão de Cristo 2025 de Gurupi abre seleção de elenco
-
Estado3 semanas
BR-153: Até Quando Esperar pela Duplicação Completa?