Gurupi
Com Josi Nunes, crianças e adolescentes neurodiversas têm apoio integral para assegurar desenvolvimento

Investimentos significativos nas áreas da saúde, educação e esportes asseguram que a cidade se tornou um modelo de inclusão e suporte especializado
Josi Nunes, prefeita de Gurupi, tem se destacado por avanços significativos no atendimento a crianças e adolescentes neurodiversas. Com investimentos significativos nas áreas da saúde, educação e esportes, a cidade se tornou um modelo de inclusão e suporte especializado para aqueles com condições como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).
“Minhas atuações como psicóloga e professora proporcionam uma visão mais sensível para as necessidades dessas famílias. Tenho um compromisso sério com a inclusão, por isso tenho trabalhado incansavelmente para tornar Gurupi uma cidade mais inclusiva e que consiga acolher todos esses jovens. Minha gestão oferece oportunidades reais para que essas crianças se desenvolvam plenamente e tenham um futuro promissor”, enalteceu Josi Nunes.
Na área da saúde, um dos maiores avanços foi a implantação do projeto Acolhendo as Cores, que desde 2024 tem garantido tratamento integral e gratuito voltado às necessidades individuais dos pacientes, que contam com atendimento de neuropediatria, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, serviço social, nutrição e terapia ocupacional.
O projeto assegura um acompanhamento completo dentro da rede pública de saúde e, atualmente, funciona na Unidade Básica de Saúde Ney Luz e Silva. A cada mês, cerca de 80 crianças passam por terapias de longo prazo, permanecendo em tratamento por um período médio de seis meses. Além disso, 100 consultas mensais são realizadas com especialistas, garantindo diagnóstico precoce e intervenção eficaz.

Suporte especializado
Na rede municipal de ensino, as crianças neurodiversas têm acesso ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) em 19 salas adaptadas, equipadas com materiais pedagógicos e tecnológicos. Atualmente, 432 crianças são acompanhadas na rede, recebendo apoio para desenvolver suas habilidades e se integrar ao ambiente escolar.
Esse suporte só é possível graças a uma equipe multidisciplinar composta por seis psicólogos, seis assistentes sociais, professores e supervisoras especializadas e 207 profissionais de apoio, que garantem o suporte necessário no dia a dia escolar.
Além disso, a rede de ensino desenvolve formação continuada e oficinas com as equipes sobre os processos cognitivos e específicos; desenvolveram o ‘Plano de Crise’ para atendimento especializado dos alunos com TEA; sistematizaram o processo avaliativo dos alunos; ampliaram a equipe multidisciplinar; e implantaram o ‘Projeto Mundo do Theo’, com distribuição de kits para os professores, alunos e as famílias, para orientar como agir e colaborar para a construção de um ambiente saudável e inclusivo para crianças com TEA.
“A educação inclusiva é uma prioridade na nossa gestão. Investimos para garantir que cada criança tenha um ambiente de aprendizado adequado e adaptado às suas necessidades. Nosso compromisso é assegurar que todos os alunos neurodiversas tenham o suporte necessário para crescerem com autonomia e dignidade. Estamos no caminho certo para transformar a educação em Gurupi”, declarou a prefeita.

Inclusão e desenvolvimento motor
A inclusão também está presente no esporte. O projeto Educação Física Adaptada (EFA) oferece atividades físicas para crianças neurodiversas e deficientes, com idades entre 4 e 17 anos. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, o projeto tem um impacto positivo na inclusão social, no desenvolvimento cognitivo e motor e na autonomia dos alunos.
“O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento. O projeto Educação Física Adaptada tem proporcionado avanços incríveis para nossas crianças, permitindo que elas melhorem suas habilidades motoras e sociais, além de fortalecerem sua autoestima. Seguimos investindo para que Gurupi seja referência na valorização e no respeito à diversidade”, finalizou a prefeita.
-
Coluna Social4 semanas
Hospital Regional de Gurupi homenageia mulheres no Dia Internacional da Mulher
-
Agro4 semanas
Tech Farm Show 2025 é cancelada devido a “desafios do agronegócio”
-
Estado4 semanas
Tocantins registrou mais de 5,8 mil acidentes com animais peçonhentos em 2024
-
Estado3 semanas
Visitas estão suspensão em unidades prisionais do Tocantins; no Sul do estado decisão gera tensão entre reeducandos
-
Agro6 dias
Advogada fala sobre prazos para regularização ambiental aos pequenos produtores rurais
-
Estado3 semanas
*Exclusivo* Detentos do Presídio de Cariri iniciam motim após suspensão de visitas; policiais de folga são convocados para conter movimento
-
Estado4 semanas
BR-153: Até Quando Esperar pela Duplicação Completa?
-
Estado3 semanas
Concurso da Polícia Militar do Tocantins abre inscrições nesta segunda-feira (17) com 660 vagas