Policial
Brasileiro condenado à prisão perpétua nos EUA por matar ex, tem julgamento por crime de homicídio no Brasil adiado
A história de Danilo Cavalcante, brasileiro condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos por assassinar sua ex-namorada, Débora Evangelista Brandão, rende mais um capítulo no sistema de justiça brasileiro. O julgamento de um crime anterior, ocorrido no TOcantins, teve a data adiada após uma orientação da Coordenação-Geral de Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal.
A audiência por vídeoconferência estava agendada para o dia 11 deste mês, seis anos após o crime ter sido registrado, mas de acordo com documentos legais, a decisão de adiamento se deu em cumprimento a procedimentos legais internacionais que exigem o envio de datas para avaliação com, pelo menos, 90 dias de antecedência.
O juiz Jossanner Nery Nogueria, responsável pelo caso, propôs três datas e horários alternativos, todos programados para o ano de 2024:
- 07 de fevereiro de 2024, às 13 horas
- 29 de fevereiro de 2024, às 13 horas
- 21 de março de 2024, às 13 horas
O Tribunal de Justiça do Tocantins informou que o caso anteriormente ficou suspenso devido à fuga de Danilo, mas foi reativado após o réu ter sido preso nos Estados Unidos (EUA). No julgamento em território brasileiro, a Justiça pretende ouvir sete testemunhas de acusação e aguarda a apresentação de outras testemunhas e o depoimento do réu pela Defensoria, que é responsável pela sua defesa.
A notoriedade do caso começou no Tocantins, quando Danilo fugiu de uma prisão na Pensilvânia (EUA), escalando a parede e permanecendo foragido por 14 dias. Em 2021, ele foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos pelo homicídio de Débora Evangelista Brandão, brasileira de 38 anos.
Antes de sua prisão nos Estados Unidos, Danilo já estava sob investigação no Brasil pelo assassinato de Valter Júnior Moreira dos Reis, de 20 anos, ocorrido em 5 de novembro de 2017, em Fiqueirópolis, região sul do Tocantins. A vítima, que era amiga de Danilo, foi morta a tiros em uma lanchonete da cidade, supostamente devido a uma dívida.
-
Gurupi2 semanas
Confinamento tem 30 dias pra resolver problema do mau cheiro que incomoda Gurupi
-
Gurupi2 semanas
Imagens mostram acidente que matou jovem de 27 anos na BR 153 em Gurupi
-
Cidades1 semana
Garoto Marckzier é Encontrado por Moradores em Formoso do Araguaia Após Desaparecimento Misterioso
-
Cultura2 semanas
Da África ao Brasil: Colégio Estadual Cândido Figueira promove evento marcante no Dia da Consciência Negra em Figueirópolis
-
Gurupi4 semanas
Hospital Regional de Gurupi realiza força-tarefa e acolhe 40 vítimas de acidente com ônibus na BR 153
-
Estado4 semanas
Tocantins registra mais de 60 mil raios em cinco dias
-
Gurupi3 semanas
Homem é Morto a Facadas no Setor Campo Belo em Gurupi
-
Gurupi2 semanas
Vigilantes da empresa Ipanema paralisam serviços em órgãos de saúde de Gurupi por atraso de salários e vale-refeição*