Gurupi
Audiência no STJ: continua novela entre médicos formados no exterior e Unirg
A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Assunset Magalhães, se reuniu com a reitora da Unirg, Sara Falcão, a prefeita de Gurupi e advogados na tarde desta quarta-feira (6), para tentar conciliar o impasse entre os médicos formados no exterior e a Universidade de Gurupi Unirg.
A discussão gira em torno do reconhecimento do diploma desses profissionais e da validação das suas habilitações para exercer a medicina no Brasil. A Unirg se recusa a reconhecê-los, alegando que eles não cumpriram todas as exigências legais para a obtenção do diploma no país.
Na reunião, a ministra sugeriu que fosse feito um diálogo entre as partes envolvidas para que se encontrasse uma solução para o impasse. No entanto, ainda não há um consenso sobre o assunto.
Em nota, a Unirg já tinha afirmado que vai aguardar o trânsito em julgado das ações que estão em curso na Justiça antes de tomar uma decisão definitiva sobre o caso dos médicos formados no exterior.
Enquanto isso, os profissionais que foram formados fora do país e desejam exercer a medicina no Brasil seguem enfrentando dificuldades para conseguir a validação dos seus diplomas e para serem reconhecidos como médicos habilitados. Ainda não há previsão de quando haverá uma solução para essa questão.