Connect with us

Gurupi

Vereador de Gurupi propõe requerimento cobrando informações sobre educação especial e defende “salas de afeto públicas” para comunidade autista

Publicado há

em

Foto: Lucas Sales

O vereador Colemar da Saborelle tem uma proposta em requerimento, solicitando informações detalhadas sobre as ações do município para a educação especial. O foco é obter dados específicos sobre a quantidade de professores, alunos com necessidades especiais, autismo ou transtornos, e os recursos disponíveis para atendimento desses estudantes nas escolas da rede pública municipal.

A iniciativa do vereador surge da necessidade de esclarecimento e transparência para os cidadãos, especialmente para os familiares de estudantes que dependem desses profissionais para o desenvolvimento educacional e social. Colemar da Saborelle ressalta que as informações são essenciais para embasar ações e políticas públicas voltadas para a inclusão e o atendimento das demandas desses alunos.

O vereador destaca ainda um compromisso já assumido com a comunidade autista, através de uma indicação recente à Prefeita Josi Nunes, para a criação das “Salas do Afeto nos espaços Públicos do município”. Estas salas teriam como objetivo proporcionar um ambiente adequado para o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos autistas em momentos de crise de ansiedade e agitação.

As Salas do Afeto seriam projetadas de acordo com o protocolo de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), buscando entender as particularidades de cada indivíduo autista e promovendo sua integração social e emocional. Elementos como cores suaves, iluminação adequada e recursos para relaxamento e autorregulação seriam considerados no projeto desses espaços, visando oferecer um ambiente tranquilo e acolhedor para os autistas e seus acompanhantes.

O vereador Colemar da Saborelle reforça o compromisso com a inclusão e o bem-estar dos estudantes com necessidades especiais em Gurupi, buscando garantir que recebam o apoio e os recursos necessários para o desenvolvimento educacional e social.

Jairo do Carmo Santos é jornalista graduado pela Universidade de Gurupi (Unirg), e pós graduando em Produção Multimídia pela UNOPAR. Desenvolveu o serviço de assessoria de imprensa na Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi nos anos de 2009 e 2010 . Atuou na mesma função na Associação Comercial e Industrial de Gurupi em 2011. Trabalhou como repórter de televisão na Tv Jovem Gurupi, afiliada Record TV em 2010, desenvolveu o mesmo trabalho na TV Gurupi, afiliada SBT em 2011 e 2012 e em 2013 foi repórter e apresentador na TV Band Gurupi. Durante 08 anos atuou como editor regional e repórter da TV Anhanguera/ Gurupi, Afiliada rede Globo.

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas