Estado
Estado descumpre decisão judicial, e MPTO reforça pedido pela 13ª vez para regularizar falta de médicos obstetras no HRG
O Estado do Tocantins continua descumprindo uma decisão judicial de 2019 que determina a presença de uma equipe médica completa no setor obstétrico do Hospital Regional de Gurupi (HRG). O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 6ª Promotoria de Justiça, reiterou, nesta quarta-feira, 29, o pedido de cumprimento da sentença pela 13ª vez. A nova solicitação foi feita após a denúncia de que, em janeiro, o HRG registrou sete dias sem obstetras, comprometendo o atendimento às gestantes.
O MPTO cobra a regularização imediata da escala médica, que deve funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. A ausência de médicos obriga as gestantes a se deslocarem para Palmas, expondo-as a riscos e longas viagens de ambulância. O Ministério Público também alerta sobre a aplicação de multas em caso de novo descumprimento da decisão judicial.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que a escala médica no HRG segue regular, com obstetras sendo remanejados conforme a demanda da unidade. A SES também informou que, desde 2019, realiza chamamentos públicos para contratar especialistas em ginecologia e obstetrícia, mas a escassez de profissionais tem dificultado a contratação.
-
Gurupi2 semanas
Polícia Militar de Gurupi prende homem procurado por falsificação de cervejas
-
Gurupi5 dias
Operação “Orange”: Polícia Civil desmantela esquema de fraude fiscal em Gurupi
-
Comunidade4 semanas
Receita Federal Esclarece que Não Haverá Taxação do Pix Após Regras de Fiscalização
-
Gurupi4 semanas
Forte chuva causa transtornos em Gurupi
-
Policial2 semanas
Polícia Civil do Tocantins deflagra 2ª fase da Operação “1º Coríntios 15:33”
-
Cidades4 semanas
Ecovias diz que muro de contenção não apresenta risco de colapso
-
Política4 semanas
Presidente Ivanilson Marinho concede entrevista à rádio 104,9 Nova FM
-
Cidades2 semanas
Prefeita Josi Nunes conhece projetos inovadores na área da tecnologia em Recife