Connect with us

Esporte

Tocantins encerra participação nos Jogos da Juventude 2023 com dois pódios no último dia de competição

Publicado há

em

O Tocantins conquistou duas medalhas no último dia de competições dos Jogos da Juventude 2023, nesse sábado, 16. Uma de prata com o time de handebol e uma de bronze pela equipe do basquete, ambas no feminino. Os estudantes-atletas tocantinenses nos 16 dias de competições conquistaram três medalhas, das 15 modalidades disputadas. A primeira medalha, de ouro, foi na prova de Potência no Ciclismo masculino, pelo estudante Josué Teixeira Feitosa Júnior, de Gurupi.

A medalha de prata da equipe do handebol feminino garante uma vaga na segunda divisão no próximo ano. Na fase classificatória, o time venceu duas partidas e empatou uma, sendo: contra o Acre, 38 x 9, da Bahia de 28 x 17, e o empate com a equipe de Goiás, placar 22 x 22, ganhou de 20 a 15 do Ceará, e a final, em um jogo disputadíssimo, novamente contra o Goiás, perdeu por 16 x 15, na prorrogação.

Para o técnico da equipe de handebol, Jamil Ribeiro Dias, foi uma satisfação dirigir a seleção vice-campeã. “Perdemos por detalhes, bola perdida na prorrogação, mas o principal, o que realmente importa, é que o Tocantins foi muito bem representado e respeitado. Muito obrigado ao Governo do Tocantins que colocou toda a estrutura a disposição da nossa equipe e estamos gratos por esta oportunidade”, agradeceu.

Já o time de basquete feminino, medalha de bronze, venceu as três partidas disputadas na etapa classificatória, com os placares de: 35 x 7 com o Piauí, 57 x 20 contra o time do Acre e 40 x 10 contra a Paraíba, perdeu a semifinal para o Acre 35 x 31, e a final disputando o terceiro lugar, ganhou de Sergipe por 23 x 22. Mesmo com os resultados positivos, continua na terceira divisão.

A capitã da equipe de basquete, Larah Kauanny dos Santos de Carvalho Sousa, aluna do Colégio Cívico-Militar Rachel de Queiroz, de Palmas, explicou que, apesar de ganharem os três primeiros jogos, infelizmente perderam na semifinal. “Mas, na final, a gente conseguiu se recuperar, fizemos um jogo muito bom, especialmente nos dois últimos tempos e conquistamos o bronze. Estou muito feliz”, frisou.

Tocantins na competição

O presidente do Comitê Olímpico Estadual (COE) da Superintendência de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Leonardo Bernardes, fez um balanço do desempenho dos estudantes-atletas nas modalidades disputadas. “Neste ano, conseguimos três pódios, três medalhas, e aqui vale ressaltar a importância de subir ao pódio em um evento nacional, das equipes e atletas conquistar uma medalha, pois o Tocantins ganha visibilidade com a conquista destes resultados, independente da série. E as outras modalidades, que não conseguiram medalhar, houve uma evolução, alguns caíram em chaves fortes e confrontos difíceis, mesmo assim fizeram bonito, representaram bem o Tocantins, e nas modalidades individuais os atletas melhoraram os índices, seus tempos e suas marcas”, ressaltou.

O time de voleibol masculino terminou o torneio em 6° lugar. Já o feminino e o tênis de mesa fizeram ótimas partidas, mas não conseguiram avançar na competição. O triatlo tocantinense, que estreou na competição, conseguiu o 12° lugar no ranking nacional com o atleta do Colégio Cívico-Militar Rachel de Queiroz, Richard Ferreira Monteiro.

No judô masculino, o atleta do Colégio Objetivo de Palmas, Raimundo Araújo de Moura, – 66 Kg, encerrou em 7° lugar, o feminino conseguiu chegar até as oitavas de final, com as atletas Kamila Ibiapina Aquino, – 57 kg, e Ester Eloah Barbosa, – 63 kg.

Quanto ao atletismo, o Tocantins conseguiu classificar alguns atletas para as provas finais, mas não conquistou medalhas. O badminton conseguiu chegar às quartas de finais, mas não avançou na competição.

A classificação de todas as modalidades será divulgada no boletim da competição pelo comitê organizador no site www.xob.org.br

Sobre os Jogos

Os Jogos da Juventude 2023, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e realizados em Ribeirão Preto/SP, de 1° a 16 de setembro. Neste ano, os estudantes-atletas brasileiros competiram em 18 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.

A delegação do Tocantins nos jogos em 2023 foi composta por 171 estudantes-atletas, de 15 a 17 anos, de vários municípios tocantinenses que disputaram 15 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.

Os atletas foram classificados na etapa final dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Por: Lenna Borges

Foto: Lenna Borges/Governo do Tocantins

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas