Gurupi
Prefeitura de Gurupi articula plano de proteção aos animais durante a Cavalgada 2025

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi promoveu, na tarde desta terça-feira (20), uma reunião com profissionais da área veterinária para discutir e planejar ações de combate e fiscalização contra maus-tratos aos animais durante a tradicional Cavalgada de Gurupi.
O evento, que marca a abertura oficial da temporada de pecuária na “Capital da Amizade”, reúne mais de 500 animais nas ruas da cidade todos os anos e conta com o apoio da Prefeitura. Diante da grande concentração de cavalos e outros animais no perímetro do evento, o objetivo do encontro foi elaborar um plano de trabalho preventivo para garantir a integridade dos animais.
Participaram da reunião médicos veterinários, acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Tocantins (UFT), servidores públicos municipais e estaduais (ADAPEC), além de representantes do Sindicato Rural de Gurupi. Durante o encontro, foi apresentada a rota por onde devem passar cerca de 15 comitivas, permitindo aos presentes tirar dúvidas e contribuir com sugestões para possíveis adequações.
Entre as ações discutidas está a intensificação da instalação de pontos de apoio ao longo do trajeto da cavalgada, com foco na fiscalização e na hidratação dos animais.
Sugestões
O médico veterinário e empresário Jairo Piovesan destacou a preocupação com o tempo de espera enfrentado pelos animais “Tem animal que chega ao percurso às 17h e permanece por horas esperando. No fim, muitos ainda ficam nas ruas da cidade. Essa exaustão é extremamente prejudicial à saúde deles”, alertou.
A médica veterinária e empresária Camila Lopes sugeriu uma mudança no horário do evento como forma de amenizar os impactos “Seguindo o exemplo de Araguaína, realizar a cavalgada pela manhã poderia ajudar a reduzir o consumo de álcool entre os participantes e, consequentemente, os maus-tratos aos animais”, defendeu.
O professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFT, Luiz da Silveira, comemorou a participação dos estudantes na reunião “Aqui é uma forma de inseri-los nas ações municipais e criar um contato mais próximo com os animais. É uma experiência positiva para eles”, finalizou.
Outro ponto levantado durante o encontro foi a necessidade de locais apropriados para o embarque dos animais ao término da cavalgada, a fim de evitar que permaneçam soltos nas vias urbanas.
A Prefeitura reforçou seu compromisso com o bem-estar animal e garantiu que seguirá ouvindo os profissionais da área para que o evento transcorra com segurança, tanto para os participantes quanto para os animais.
-
Cultura1 dia
“Seguimos invisíveis”: Carta aberta denuncia falta de apoio de deputados a artistas e cultura local
-
Gurupi2 semanas
Josi Nunes mantém ritmo intenso de obras em Gurupi, entrega praças e inicia nova fase de recapeamento asfáltico
-
Cultura4 semanas
Cristian Soares lança hit romântico “Nega Não Vá” e promete tocar os corações apaixonados de todo o Brasil
-
Coluna Social4 semanas
Publicitária e Jornalista, lança livro sobre a comunicação e a evangelização no rádio
-
Cidades2 semanas
Justiça concede prisão domiciliar humanitária a idoso com câncer em estado paliativo
-
Estado3 dias
Drama no Tocantins: Jovem Paralisado Espera Cirurgia Mesmo com Ordem Judicial
-
Cidades4 semanas
Obra da nova rodoviária de Gurupi avança com concretagem da fundação
-
Gurupi3 semanas
Josi Nunes transforma Gurupi em polo econômico, com gestão moderna e visão inovadora