Connect with us

Policial

Instituto de Identificação do Tocantins leva mais cidadania para os indígenas da Ilha do Bananal

Publicado há

em

As atividades do Programa de Inclusão Sociopolítica, promovido pela Justiça Eleitoral do Tocantins, tiveram início nesta segunda-feira, 31, e vão até o próximo dia 4. Neste programa, o Instituto de Identificação atua como parceiro, enviando seus papiloscopistas para a região da Ilha do Bananal, com o objetivo de realizar a emissão das carteiras de identidade para os indígenas da área.

Os atendimentos começaram na Aldeia Fontoura e, somente no primeiro dia, foram realizados mais de 260 atendimentos. A Diretora do Instituto de Identificação, Elaine Tonon, explicou que a ação tem o intuito de atender o maior número de indígenas possível. “As atividades irão se estender ao longo de toda a semana, com atendimentos também nas aldeias Santa Izabel e Macaúba, também localizadas na Ilha do Bananal. Nosso objetivo é garantir a cidadania ao maior número de indígenas possível”, destacou.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, reforçou a importância do programa para os povos originários. “É sabido que os povos originários enfrentam maior dificuldade de acesso à informação, então essa iniciativa da Justiça Eleitoral é de extrema importância, pois vai proporcionar um atendimento abrangente, facilitando o acesso a serviços essenciais e contribuindo para o bem-estar da população atendida”, ressaltou.

Essa ação é realizada em conjunto com diversos parceiros, como o governo do Estado, por meio das secretarias estaduais da Educação (Seduc) e da Segurança Pública (SSP), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Receita Federal, a Defensoria Pública Estadual do Tocantins (DPE-TO), o Exército, o Cartório de Registro Civil e o Sebrae, entre outros.

Edição: Vania Machado

Revisão Textual: Vania Machado

 Foto: Divulgação

Continue lendo
Clique para comentar

Mais Lidas